Timor_Leste – Preparativos em curso para as Celebrações Nacionais!

COMUNICADO DE IMPRENSA
Secretário de Estado do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste Ágio Pereira
18 de Maio de 2012
Díli, Timor-Leste
Preparativos em curso para as Celebrações Nacionais!

O povo de Timor-Leste está a preparar as celebrações do décimo aniversário da restauração da independência. No dia 20 de Maio de 2002, a Nação celebrou o seu reconhecimento oficial e internacional como a República Democrática e soberana de Timor-Leste, no seguimento de uma votação esmagadora em favor da independência no Referendo Nacional de Agosto de 1999. 
Muitos visitantes internacionais irão aterrar no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, ao longo dos próximos dias, para manifestarem o seu apoio e juntarem-se às celebrações do povo timorense. Entre os visitantes estarão velhos amigos que durante muitos anos defenderam a soberania timorense. 
De momento está previsto receber a visita de cinco chefes de Estado, nomeadamente o Presidente da República da Indonésia, S. Exa. Susilo Bambang Yudhoyono, o Presidente da República Portuguesa, S. Exa. Aníbal Cavaco Silva, a Governadora-Geral da Commonwealth da Austrália, S. Exa. Sra. Quentin Bryce, o Governador-Geral da Nova Zelândia, o Ilustre Tenente-General Sir Jerry Mateparae e o Governador-Geral de Tuvalu, S. Exa. Sir Iakoba Italeli. 
Estes chefes de Estado estarão presentes na cerimónia de tomada de posse do Presidente-eleito da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, a ter lugar na noite de dia 19 de Maio, bem como na cerimónia de içar da bandeira no Palácio Presidencial na manhã do Dia da Independência, o 20 de Maio. 
Os chefes de Estado internacionais e os representantes governamentais aproveitarão também a visita para manter reuniões bilaterais com o novo Presidente da República e com o Primeiro-Ministro de Timor-Leste. 
No seu discurso de encerramento na Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento, há poucos dias, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, S. Exa. Kay Rala Xanana Gusmão, referiu que as celebrações serão “uma ocasião de grande orgulho para o nosso povo” que nos “enche a todos de um sentimento de realização.” 
Sempre ciente dos sacrifícios feitos em prol da independência, o Primeiro-Ministro afirmou que “É também uma altura para recordarmos e honrarmos os sacrifícios que foram feitos para que hoje possamos desfrutar deste aniversário. 
Por tudo o que o nosso povo sofreu, por tudo o que o nosso povo deu de si, e por tudo o que o nosso povo lutou, o nosso povo merece celebrar no dia 20 de Maio!” 

Ágio Pereira +670 723 0011 Correio eletrónico:
agio.pereira@cdm.gov.tl ou
govtlmedia@gmail.com Portal eletrónico: http://www.timor-leste.gov.tl

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: