Xavier do Amaral – "Uma perda para o País e para o Povo de Timor-Leste"

Secretário de Estado do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste Ágio Pereira
6 de Março de 2012
Díli, Timor-Leste
Uma perda para o País e para o Povo de Timor-Leste

É com profunda tristeza e consternação que o Governo de Timor-Leste tomou conhecimento do falecimento de Sua Excelência o Senhor Francisco Xavier do Amaral, o primeiro Presidente e Proclamador da Independência de Timor-Leste. O Primeiro-Ministro, Sua Excelência Kay Rala Xanana Gusmão, em nome do Governo, apresenta sentidas condolências à família, amigos e colegas.
Francisco Xavier do Amaral nasceu em Turiscai, Manufahi, em 1937. Em 1974 fundou o ASDT, que depois deu origem à FRETILIN, do qual partido ele também foi fundador. A 28 de Novembro de 1975 proclamou, em nome do Comité Central da FRETILIN, a Independência da República Democrática de Timor-Leste e tornou-se o seu primeiro Presidente da República.
Xavier do Amaral veio a ser substituído por Nicolau Lobato, na sequência da invasão indonésia de 7 de Dezembro de 1975. Mais tarde, acabou por ser preso pelo país invasor e foi levado para Jacarta, onde passou largos anos em trabalho compulsivo no país ocupante.
Foi deputado desde 2001, tendo sido nomeado Vice-Presidente do Parlamento Nacional em 2002. Foi sempre um político dedicado e convicto dos seus ideais em contribuir para o desenvolvimento do país, sendo candidato a Presidente da República nas eleições que terão lugar a 17 de Março deste ano.
Quer durante a luta de libertação pela independência, quer já na fase de construção de um Estado soberano e Independente, Francisco Xavier do Amaral foi sempre um Homem corajoso e lutador pelos princípios de direito democráticos e pela dignidade dos timorenses.
O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão disse “Hoje perdemos uma figura histórica do nosso país que dedicou a sua vida a servir o Povo de Timor-Leste e que colocou todo o seu empenho em construir e fortalecer a nossa Nação. O nosso Povo está de luto pela perda do Proclamador e primeiro Presidente da República. 
Para a sua família, amigos e colegas e militantes do Partido, consagramos os nossos pensamentos e orações nestes tempos difíceis e de sofrimento e expressamos as nossas mais sentidas condolências.”
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje uma resolução a decretar o Luto Nacional, durante três dias, em sinal de pesar pelo falecimento do Proclamador da Independência.” 
FIM

Para mais informações é favor contactar:
Ágio Pereira +670 723 0011
agio.pereira@cdm.gov.tl
govtlmedia@gmail.com
Portal electrónico:
http://www.timor-leste.gov.tl

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: