Morreu João Carrascalão – R.I.P.

Líder histórico da União Democrática Timorense (UDT), João Carrascalão era actualmente o embaixador de Timor-Leste em Seul (Coreia do Sul).

João Viegas Carrascalão fundou e dirigiu a UDT – primeiro partido a ser criado em Timor-Leste após 1974 e o fim do domínio colonial português.

Era desde 1993 o presidente do Conselho Superior Político, órgão responsável pela direcção política do partido, pela execução da estratégia traçada pelo Congresso e pela fiscalização política das actividades de todos os órgãos da UDT.

Natália Carrascalão estava a caminho de Timor-Leste, quando, numa escala em Singapura, foi “surpreendida com a notícia”.

A embaixadora adiantou à Lusa que João Carrascalão morreu “há umas horas” e que se encontrava bem de saúde, apesar dos conhecidos problemas cardíacos e de diabetes.

“Não tinha nada de muito especial e ainda ontem [quinta-feira] esteve num jantar”, referiu, acrescentando que ainda não tem indicações sobre o funeral do irmão.

Foi candidato às eleições presidenciais de 2007, mas ficou-se pelos 1,72% dos votos, em último lugar, tendo apoiado José Ramos-Horta na segunda volta. Um resultado eleitoral que quase ditou a morte da UDT, que chegou a ser equacionada.

João Carrascalão estudou Topografia em Luanda (Angola) e especializou-se em Cartografia na Suíça. Ainda durante a administração portuguesa, dirigiu o Departamento de Geografia.

Foi responsável pelas Infraestruturas na administração transitória das Nações Unidas em Timor-Leste, que se seguiu ao referendo de 1999.

Como líder da UDT foi responsável pelo Movimento 11 de Agosto de 1975, o golpe da UDT que conduziu à guerra civil no país.

João Carrascalão disse sempre que não se arrependia de nada do que tinha feito na política e considerou que a acção de 1975 visava a unidade nacional, auto-determinação e o afastamento do comunismo como aconteceu em África.

A guerra civil que se seguiu ao Movimento do 11 de Agosto, acabou por facilitar a invasão da Indonésia ao território então português, em 8 de Dezembro de 1975.



O UMALULIK associa-se às mensagens de homenagem ao grande patriota Engº João Carrascalão e de sentidas condolências à família enlutada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: