Timor: Mais professores portugueses a trabalhar no país em 2012

O número de professores portugueses em Timor-Leste vai duplicar a partir deste ano, “dos atuais 80 para aproximadamente 170”, anunciou recentemente o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (MNE). O aumento de docentes para aquele país é o resultado de um novo protocolo, assinado entre o MNE e o Ministério da Educação de Timor-Leste.
Estes docentes “serão colocados em todos os 13 distritos do território timorense” e a cooperação portuguesa contribuirá ainda “para a formação de 7000 candidatos a professores timorenses, bem como de professores que lecionam atualmente nos níveis básico e secundário, num universo escolar que compreende 300 mil alunos”, refere um comunicado emitido pelo MNE e enviado à Lusa.
O protocolo apresenta um elemento “inovador”, que passa por “um papel mais ativo” da parte de Timor-Leste, traduzido “num cofinanciamento em 59 por cento do esforço orçamental e numa partilha das responsabilidades de gestão”.
O acordo “visa apoiar o setor educativo timorense durante o período 2012-14 e, ao mesmo tempo, reforçar o uso da língua portuguesa em Timor-Leste”, comunica o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a partir de Lisboa. “Uma melhor educação” é “o objetivo prioritário”, considerando a diplomacia portuguesa que “tal é vital para a redução da pobreza, e consequente desenvolvimento social e económico, da sociedade timorense”. Instituições de ensino superior portuguesas e timorenses vão participar na aplicação prática do protocolo, refere o mesmo comunicado.
O ministro da Educação português deslocou-se a Timor-Leste no final de Janeiro para dar sequência a protocolos anteriores assinados entre os dois países. Acompanhado pela presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, Nuno Crato realizou uma visita oficial de cinco dias àquele país, com o objetivo de dar “maior força” à língua portuguesa.
Anúncios

One comment

  1. Timor hau hadomo o….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: