Lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento na Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento

O lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento na Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento abre oportunidades no que diz respeito às melhores parcerias a nível mundial

O Plano Estratégico de Desenvolvimento para Timor-Leste de 2011 a 2030 será lançado a 12 de Julho, o primeiro dia da Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento (RTLPD), no Centro de Convenções de Díli. O plano, que estabelece o rumo do desenvolvimento de Timor-Leste ao longo dos próximos 20 anos, resulta de pesquisas, estudos, reflexões e consultas abrangentes por parte do Governo de Timor-Leste, dos intervenientes no país e do Povo.
Em 2010 S. Exa. o Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão atravessou o país, visitando pessoalmente cada um dos 65 sub-distritos de Timor-Leste com o intuito de discutir as oportunidades e desafios que se deparam à nação, realizando reuniões abertas para uma consulta inclusiva dos cidadãos de Timor-Leste. Desde o início foi considerado essencial que o PED fosse um plano timorense para o povo timorense; um plano “pertencente ao país” e cuja implementação fosse “liderada pelo país.”
A aceitação e ênfase na assunção do desenvolvimento por parte do país são agora apoiadas por todos os principais acordos sobre parcerias de desenvolvimento, incluindo a Declaração de Paris (2005), a Agenda de Acção de Acra (2008), a Declaração de Díli (2010) e, mais recentemente, o Roteiro de Monróvia (2011). Na sua qualidade de presidente do g7+ e de copresidente do Diálogo Internacional de Construção de Paz e Construção de Estados, Timor-Leste tem tido um papel de liderança na defesa de parcerias de desenvolvimento mais eficazes. O g7+ representa actualmente 17 países e cerca de 350 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, procurando assegurar solidariedade e apoio a todos aqueles que procuram as melhores parcerias possíveis no momento em que os seus países dizem “Adeus Conflito, Bem-vindo Desenvolvimento.”
A Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento que se aproxima oferece uma oportunidade a Timor-Leste e aos parceiros de desenvolvimento para estabelecerem novas modalidades e esforços de envolvimento na coordenação e alinhamento de assistência de desenvolvimento ao plano nacional. A passagem do quadro a curto prazo de Prioridades Nacionais anuais para este PED a longo prazo permite agora um planeamento a longo prazo por parte dos parceiros de desenvolvimento, o que pode conduzir a um esforço mais coeso, evitando a fragmentação, concorrência e sistemas paralelos do passado. Será igualmente possível acelerar o progresso rumo à concretização de metas comuns articuladas no PED, nomeadamente a melhoria da qualidade de vida do Povo timorense e a realização de uma visão totalmente timorense para Timor-Leste.
O Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Ágio Pereira, registou que “o nosso caminho rumo ao desenvolvimento está definido pelo povo timorense e pertence ao povo timorense, pelo que podemos caminhar juntos na direcção que pretendemos seguir. Com o nosso PED para nos orientar, e numa altura em que os nossos cidadãos, Governo, Sociedade Civil e Parceiros de Desenvolvimento continuam a partilhar a história de sucesso de Timor-Leste, expressamos a nossa gratidão pelos muitos esforços feitos até aqui e estamos ansiosos por trabalhar juntos ao longo dos próximos dias, procurando formas novas e inovadoras de criar a melhor prática mundial na coordenação da assistência de desenvolvimento, em harmonia e de forma alinhada com este novo plano nacional.”

6 de Julho de 2011

Dili, Timor-Leste

PED no Portal do Governo de Timor-Leste: http://timor-leste.gov.tl/?p=5289&n=1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: