Recebido por e-mail e por fontes travessas!

A Comissão Nacional de Trabalhadores

e o Centro InterculturaCidade


têm o prazer de convidar para a apresentação do Livro
“Uma Viagem ao Timor Profundo” de José Luís Maciel,
que decorrerá em Lisboa (Centro InterculturaCidade, Rua dos Poiais de S. Bento, 73)
a partir das 18:30h, do próximo dia 25 de Fevereiro,
Com presença do autor.


José Luís Maciel é um colega, funcionário da Autoridade Aduaneira em S. Jorge – Açores que exerceu funções em Timor-Leste no âmbito da cooperação bilateral com aquele país. A obra é um retrato de experiências vividas e de observações intensas do autor durante a sua permanência em Timor-Leste.
“Rudolfo pensou que iam para fronteira para defender o território de uma «possível nova invasão indonésia e perguntou-lhe se ia sem arma. Então preparou a sua mochila como antigamente quando ia para o mato, com uma catana, alimentos e roupas. Chegado ao local indicado, tiraram-lhe fotos e fizeram-lhe uma entrevista.
Quando deu por si, estava a tirar um cursos para trabalhar na Alfândega, primeiramente chamada de “Border Control” e depois de “Border Service” e que englobava os Serviços de Alfândega, Imigração e Polícia de Fronteiras.
Foi neste ninho de antigos combatentes que eu fui cair, quando integrei a Missão das Nações Unidas em Timor-Leste e eram precisamente estes os funcionários mais disciplinados e em quem eu mais confiava”.
Excerto final de “Uma Viagem ao Timor Profundo”
Após a apresentação da obra terá lugar um
Jantar tradicional timorense
Marcação prévia para centro.interculturacidade@gmail.com
Ementa disponível brevemente.
Sobre a obra:
“…Mais do que um relato de viagem, é uma viagem de emoções ao Timor Profundo. Experiências vividas pelo autor que são eternizadas na obra. Histórias contadas e momentos ímpares vividos no tumultuoso Timor. Uma Viagem ao Timor Profundo, é também, uma viagem de descobertas, de amizades e sorrisos, de vida e guerra, de cultura com cheiros e sabores, é pois, uma viagem onde a curiosidade do autor embarca na aventura. O grande interesse pelas culturas e as suas diferentes manifestações, seja do foro religioso, social ou cultural.
Ao longo deste livro o leitor tem a oportunidade de conhecer diferentes características da história e da cultura de Timor. E, poderá, também reflectir um pouco sobre o aparente conflito de civilizações que, ainda, se verificam em pleno séc. XXI. Mas este será sempre um livro da história de um lugar, da cultura de um povo e das suas lutas pelos seus ideais. É, essencialmente, uma obra que resulta da coragem e da ousadia de alguém, que abdicou do seu tempo livre para entrar num mundo de experiências, ao mesmo tempo, que voluntariamente registava notas e memórias.
Uma Viagem ao Timor Profundo é partilha de experiências, de histórias que fazem da história de um lugar.”
———————————————————————————————————-
Inscrições para o Jantar Timorense até 24 de Fevereiro (Quinta-Feira):
Centro InterculturaCidade
Rua dos Poiais de S. Bento, 73, 1200-346 Lisboa
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: