Países de língua portuguesa em documentários na RTP1

José Fragoso / Direcção de Programas da RTP

“A RTP1 transmite, a partir desta noite, todas as quartas-feiras, pelas 22.30, um conjunto de nove documentários sobre a realidade humana e cultural de Macau e de países de língua portuguesa, como Brasil, Angola, Cabo Verde, Timor e Guiné-Bissau.

Com transmissão nas televisões públicas dos nove países que abraçaram o projecto – DOCTV- CPLP -, a série documental arranca, em Portugal, com o documentário nacional intitulado Li Ké Terra. Uma peça que traz a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, dois jovens descendentes de emigrantes cabo-verdianos. “Trata-se de dois rapazes muito divertidos e sensatos que vivem numa situação difícil. São dois jovens com problemas mas que têm capacidade de superação”, revelou ao DN José Fragoso, director de Programas da RTP.

De Timor-Leste chega um documentário com a história de “habitantes de uma pequena aldeia que ajudaram a erguer uma casa sagrada em Timor”.

A música é, por sua vez, a temática retratada no documentário produzido por Moçambique: “Neste trabalho vamos ver uma pequena comunidade a aprender e a ensinar como se constrói um instrumento musical”, revelou ainda o responsável pela estação pública.

Este é um “projecto histórico”, defende José Fragoso: “Estamos a falar de nove países que produziram e vão emitir de forma sincronizada os documentários. É uma co–produção multicultural. Um passo decisivo para virmos a agarrar projectos de outra escala maior.” “

fonte DN TV&MEDIA aqui

Hoje 27 de Outubro

pelas 22h48 (TMG),
RTP1

LI KÉ TERRA

O documentário “LI KÉ TERRA” conta a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, jovens descendentes de emigrantes cabo-verdianos em Portugal. Eles têm um orgulho estóico e sonham com o futuro, mas o dia a dia é tomado por contradições. Ambos não se veem mais como caboverdeanos. Ao mesmo tempo, têm dificuldades de inserção na sociedade portuguesa. Coprodução: Filipa Reis | Pedro & Branco | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP

M: 12 anos
Duração:
52m
Produção: Pedro&Branco
Realização: Filipa Reis
Autoria: Filipa Reis
Tit. Original: «DOCTV-CPLP»
Origem: Portugal – 2010
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: