Roger & Out

Hoje de manhã, aqui em Dili, deparei com uma notícia relativamente interessante. Tinha a ver com Timor-Leste, com rankings de paz (Global Peace Index). Ora … Índice Global da Paz … Catalogação que admite os factores educação, saúde, segurança ou o rendimento per capita de um dado país como atributos de … maior ou menor paz.
O que me deixou alerta não foi o  Global Peace Index nem os seus critérios mas sim um texto online do conhecido Jornal Diário português ‘O Público‘, assinado por José Bento Amaro (08.06.2010 – 12:04,  Portugal é o 13º país mais pacífico do mundo)
Para contextuar, passo a citar alguns parágrafos de uma notícia:

” (…) Com um score de 1.366 pontos, Portugal tem, ainda assim, dez países europeus melhor colocados. A melhor classificação da lista é ocupada pela Nova Zelândia enquanto que no extremo oposto (do último até ao antepenúltimo postos) se encontram o Iraque, a Somália e o Afeganistão.

Portugal é classificado com 1.5 pontos (numa classificação que vai até 5, sendo este último o mais negativo) relativamente à sua participação em conflitos armados externos. A pontuação obtida resulta da participação de forças militares e policiais nacionais em zonas de permanente instabilidade, nomeadamente em países como o Afeganistão, Iraque ou até Timor. (…)” (José Bento Amaro in Jornal O Público | 08.06.2010)

Em suma, no Global Peace Index não vem qualquer referência a Timor-Leste. Pelo menos no ano de 2010, 2009, 2008 e 2007 (estranho, não é? Enfim, posso ter visto mal).
Nota: Estava a fim de contar umas histórias aqui vividas, alguns comentários proferidos por alguns UN POL (Polícias das Nações Unidas) que conheci durante as minhas incursões a alguns distritos e sub-distritos, acerca da ideia que se tem das Missões Super Perigosas a Timor-Leste mas … fico-me por aqui porque o dia foi desgastante e as melgas deram em fazer marcação cerrada …
Este assunto poderá ter desenvolvimento e algumas imagens. Ficam para depois.Quem sabe.
Boa noite ou boa tarde,
M.
Anúncios

2 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    Gostar

  2. Hummm…
    Muito há a dizer sobre tais classificações e rankings…e a sua validade.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: