Governo de Timor-Leste celebra com a Eni a aprovação do desenvolvimento do campo petrolífero de Kitan

COMUNICADO  DE  IMPRENSA
Secretário de Estado do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
Ágio Pereira
24 de Maio de 2010
Díli, Timor-Leste
Executivos da italiana Eni reuniram-se em Díli com representantes do Governo de Timor-Leste e da Autoridade Nacional do Petróleo e com membros do Parlamento Nacional, sociedade civil e meios de comunicação social para celebrar a aprovação do plano de desenvolvimento do campo petrolífero de Kitan, no valor de 1,1 mil milhões de dólares americanos.
A aprovação de desenvolvimento surge no seguimento de um processo de avaliação abrangente com a duração de três anos que cumpriu os parâmetros dos reguladores timorenses e que foi considerado pelos executivos da Eni como um feito marcante, dada a dimensão e o âmbito do projecto. A Eni confirmou que está empenhada em maximizar a participação económica directa de Timor-Leste no projecto Kitan, por via do uso de bens, serviços e mão-de-obra timorenses, bem como que irá continuar a trabalhar com o Governo timorense numa gama de iniciativas de desenvolvimento socioeconómico visando o crescimento do País.
Durante as celebrações os executivos da Eni elogiaram o Governo e os reguladores pelo seu profissionalismo, transparência, e facilidade negocial ao longo do período de planeamento de três anos.
O Secretário de Estado dos Recursos Naturais de Timor-Leste elogiou a Eni por trabalhar com os reguladores de forma a garantir o alinhamento das realidades comerciais com os interesses nacionais de Timor-Leste, tendo notado que a empresa era um modelo para a condução de negócios em campos petrolíferos segundo as boas práticas ao nível da conduta, espírito de cooperação e boa-fé, permitindo assim a obtenção de resultados céleres.
Kitan encontra-se na área de desenvolvimento petrolífero conjunto (ADPC) de Timor-Leste e da Austrália, distando 170 km da costa de Timor-Leste e 500 km da Austrália.
A Eni, uma das maiores companhias industriais da Itália, a operar em mais de 70 países, deverá produzir 40.000 barris por dia, sendo previsto que a produção total do campo de Kitan se cifre nos 34,6 milhões de barris. O campo situa-se sob mais de 300 metros de água, com a reserva localizada 3,3 km abaixo do leito do Mar de Timor. O petróleo começará a ser extraído até finais de 2011, com uma produção estimada na ordem dos 1,2 mil milhões de dólares americanos por ano.
O Secretário de Estado Ágio Pereira afirmou “Timor-Leste só agora iniciou a exploração dos seus recursos, faltando extrair 100% das reservas em terra e 50% das reservas no mar.
Acreditamos que a Eni estabeleceu um excelente exemplo do que pode ser conseguido quando um operador funciona em concordância com o Governo por via de mecanismos abertos e transparentes propícios a resultados produtivos. O projecto irá beneficiar o operador e os donos dos recursos. Não aceitaremos níveis de exigência no trabalho menores. Os parceiros que trabalhem connosco terão de conduzir as suas actividades de forma digna e terão de respeitar o país onde se encontram e o povo para quem trabalham – o Povo Timorense.”

FIM

Para mais informações é favor contactar:


Ágio Pereira +670 723 0011

Correio electrónico:

agiopereira@cdm.gov.tl

ou

govtlmedia@gmail.com

Portal electrónico:
http://www.timor-leste.gov.tl/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: