“O Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional (PEDN) é como a Bíblia para a Construção do Estado”

O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão, acompanhado pelo Ministro da Educação, João Câncio Freitas, pelo Vice-Ministro da Economia e do Desenvolvimento, Cristiano da Costa e pelo Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, esteve, no sétimo dia da consulta nacional sobre o Plano Estratégico do Desenvolvimento Nacional (PEDN), com o povo do sub-distrito de Baucau, distrito de Baucau.
No seu discurso, o Primeiro-Ministro afirmou que “o livro sobre o Plano Estratégico do Desenvolvimento Nacional é a Bíbila para a construção do Estado. Depois da consulta nacional em todo o território de Timor-Leste, o Governo irá consultar o Parlamento Nacional para a aprovação, assim qualquer Governo que se seguir pode continuar o plano”.
Tais projectos baseiam-se numa necessidade estratégica para o futuro, para que Timor-Leste possa encontrar a harmonia na região, tirar o máximo proveito dos seus recursos e aumentar os benefícios a longo prazo nas áreas das infra-estruturas, educação, saúde, emprego e evolução do sector público e privado.
Face aos problemas levantados pela população do sub-distrito de Baucau, em relação à água potável, estradas, escolas, hospitais, energia eléctrica, pontes e corrupção nos ministérios, o Primeiro-Ministro explicou: “diz-se claramente no Plano Estratégico do Desenvolvimento Nacional que, de 2010 até 2030, de Tutuala a Fatumea, de Ataúro a Same e Oecusse não podem haver famílias que vivam em casas sem condições. Também está bem definido, no PEDN, que as construções básicas como água potável, electricidade, estradas, têm que estar em condições. Caso estas não existam, a governação não tem valor”
Perante a população do sub-distrito de Baucau, o Primeiro-Ministro afirmou que Timor-Leste é um Estado democrático e por isso é normal existirem ideias diferentes sendo que já é tempo de deixar a violência e construir a Nação.

Portal do Governo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: