Universidade do Minho e Timor-Leste estabelecem parcerias de cooperação

Universidade do Minho e Timor-Leste estabelecem parcerias de cooperação
in Diário do Minho
por Rita Cunha / 15 Abril 2010

No âmbito das áreas do ensino e da investigação

O reitor da Universidade do Minho (UM), António Cunha, reuniu-se ontem com o ministro da Educação de Timor-Leste para, em conjunto, discutirem parcerias de colaboração nas áreas da educação e da investigação.

Um dos projectos abordado foi a colaboração da UM na elaboração dos curricula de todo o ensino básico, secundário e pré-universitário de Timor-Leste.

«Tendo nós a lei de base da educação aprovada desde 2008, estamos hoje a implementar o ensino obrigatório de nove anos de escolaridade», explicou, a propósito, João Câncio Freitas, ambicionando uma maior cooperação também no ensino a partir da licenciatura, do mestrado e do doutoramento.

Outros projectos abarcam a formação e capacitação da Universidade Nacional, havendo estudantes de Timor-Leste que têm a oportunidade de estudar na do Minho. Esta cooperação estende-se ainda à área da investigação científica, o que, para o ministro da Educação, beneficiará não só o seu povo mas também a própria Ciência.

O reitor da UM, António Cunha, sublinhou a importância deste projecto na definição dos curricula do ensino de Timor-Leste, bem como as boas relações existentes entre as instituições, uma vez que «a presença de alunos timorenses em Portugal e na UM é já significativa ao nível dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento».

O responsável considerou ainda «interessante» a vontade da Universidade Nacional de Timor-Leste se querer afirmar na área da investigação através da criação de centros.

«Certamente que iremos participar nesse processo em colaboração com outras universidades portuguesas», garantiu António Cunha, frisando que a perspectiva é «animadora» por tudo aquilo que já foi feito e pelas relações que existem entre os docentes dos dois estabelecimentos de ensino superior.

Responsáveis estreitaram as relações já existentes entre as universidades.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: