LANÇAMENTO DO PORTAL ON-LINE DO GOVERNO

ALOCUÇÃO DE
SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO
KAY RALA XANANA GUSMÃO
POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO
PORTAL ON-LINE DO GOVERNO
Hotel Timor, Díli
30 de Março de 2010

Excelências
Ilustres convidados
Senhoras e Senhores,

É para mim uma grande satisfação estar aqui, hoje, presente no lançamento oficial do Portal do Governo que vem colocar as instituições de Timor-Leste ainda mais perto dos timorenses e do mundo.
Está a fazer precisamente uma semana que foi aprovado em Conselho de Ministros a Política Nacional para a Comunicação Social, um instrumento que vem colocar a informação cada vez mais acessível às populações e que vem valorizar os meios de comunicação sociais nacionais, assim como a profissionalização e a formação dos jornalistas.
É neste sentido que surge este Portal do Governo, que tem vindo a ser desenvolvido há já algum tempo e que é hoje colocado à disposição do público, perante tantos e ilustres convidados, cuja participação desde já agradeço.
Considero que este Portal vem preencher uma lacuna no contacto directo com a população e com a comunidade internacional, cumprindo objectivos cívicos, culturais e pedagógicos, usando as tecnologias da informação.
A partir de hoje temos mais informação, mais transparência, melhor cidadania, e apenas com o clique de um botão!
Senhoras e senhores,
Em democracia espera-se que existam instrumentos de interacção com a Sociedade Civil, espera-se que o Povo esteja informado e que possa informar as instituições públicas e políticas. Este Portal é portanto, um canal privilegiado para tornar as instituições, sobretudo as governamentais, mais próximas dos cidadãos e da sociedade.
Pretende-se ainda que seja um lugar de referência para todos aqueles que querem investir em Timor-Leste e onde podem encontrar informações sempre actualizadas sobre assuntos nacionais de ordem social, económica, financeira e legislativa.
Ambiciona ainda ser um reflexo do nosso potencial turístico para atrair visitantes e turistas; um arquivo interactivo que dá conta da nossa história e cultura recentes; e uma fonte actual e dinâmica de informação para os jornalistas nacionais e internacionais.
Senhoras e Senhores,
Este Portal representa ainda um indício muito significativo de que Timor-Leste está no caminho do desenvolvimento e da modernidade, numa palavra: da Inovação.
Este Governo tem tido, desde sempre, uma atitude bastante positiva relativamente à inovação e à mudança. Consideramos que um sistema de comunicação aberto, transparente, acessível e inovador, como é este Portal do Governo, não deixa espaço para a monopolização do poder e para a intolerância política.
É neste contexto de transformação que estamos hoje, aqui, a lançar este Portal. Transmitir informação e governar com abertura e transparência, ultrapassando barreiras políticas, sociais e geográficas fortalece a nossa democracia e preserva a imagem do Estado Timorense.
Pretendemos, assim, que com uma governação mais aberta e dinâmica consigamos alcançar os principais objectivos de desenvolvimento sustentável e redução de pobreza, permitindo também que a Sociedade Civil, o Sector Privado e outros actores de desenvolvimento, participem mais efectivamente neste processo.
Quero, por isso, registar com muito agrado o trabalho desenvolvido na criação deste Portal “online”, agradecendo em especial ao Secretário de Estado do Conselho de Ministros, pela forma como dirigiu este projecto, vencendo obstáculos e superando enormes desafios.
Fica portanto claro que quando há vontade, perseverança e direcção, consegue-se implementar projectos inovadores no nosso País.
No entanto, o trabalho mais árduo ainda só agora começou… O sucesso do Portal irá depender fortemente da capacidade de manutenção dos conteúdos pela equipa formada na Secretaria de Estado do Conselho de Ministros e da coordenação estreita de todos os Ministérios, Secretarias de Estado e outras Instituições Públicas.
Também a opção do uso de três línguas, as duas nacionais: português e tétum e uma língua de trabalho, o inglês – tornam este desafio mais exigente mas também mais recompensador.
Sabemos que estamos a proporcionar informação a todos, sem exclusão.
Senhoras e senhores,
Finalmente, e antes de passarmos à apresentação do Portal do Governo, gostaria de felicitar os executores do projecto, a IDA; a equipa da Secretaria de Estado de Conselho de Ministros e todos aqueles que contribuíram para esta iniciativa, por tornarem este projecto ambicioso numa realidade.
A capacidade demonstrada até agora não nos permite, porém, descansar. Exige-se ainda grande dedicação de todos nós.
Para que este seja verdadeiramente um Portal virado para o futuro, colocando todo e qualquer Governo ao alcance de todos e aumentando a participação da sociedade na vida económica social e política do País, é importante que todos os actores da nossa sociedade sintam que o Portal do Governo, é também o seu Portal.
Apelo, por isso, a um sério envolvimento e cooperação na alimentação deste Portal, para que tenhamos um Timor-Leste mais desenvolvido, mais democrático e mais informado!
Muito obrigado!
Kay Rala Xanana Gusmão
30 de Março de 2010
 
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: