Timor-Leste apoia a mais recente maratona do mundo

PRESIDÊNCIA  DA  REPÚBLICA DE TIMOR-LESTE
COMUNICADO DE IMPRENSA



Díli, 09 Mar (CPR) – O Presidente de Timor-Leste, Dr. José-Ramos-Horta, convidou hoje os atletas de todo o mundo a participarem na Maratona de “Díli – Cidade da Paz” – a primeira na mais recente Nação da Ásia –, que se realizará no próximo dia 20 de Junho.

São esperadas centenas de atletas internacionais, que irão correr a par com os melhores de Timor-Leste, cuja preparação já teve início, para poderem enfrentar com êxito este marco desportivo.

O Prémio Nobel da Paz anunciou a realização de uma “Maratona pela Paz”, iniciativa que irá “construir pontes através do desporto, contribuindo para a paz no país e para a fraternidade com os povos de todo o mundo”.

O percurso de 42km abrangerá toda a capital, “uma cidade que restaurou a paz, a tranquilidade e a segurança, onde agora vemos muito mais optimismo e confiança nos olhos das crianças e dos idosos”, disse o Presidente da República.

Mais de 500 atletas internacionais estão convidados a fazer as suas inscrições para este evento inaugural, “numa celebração de paz, de amizade internacional e de excelência atlética”, adiantou o Chefe de Estado.

O Dr. Ramos-Horta convida todos os atletas, “timorenses e amigos de todo o mundo, onde quer que estejam, a juntar-se nesta bela ilha, de paz e fraternidade”.

Vários atletas Timorenses de alto nível deram início aos treinos para o campeonato nacional e para a selecção da equipa nacional.

Os atletas irão formar uma equipa de elite que será submetida a um programa intensivo de treinos durante os três meses que antecedem a magna prova, em Junho. Duas centenas competirão pelos 20 lugares disponíveis n a equipa nacional.

A equipa será liderada pela ex-atleta olímpica Timorense de maratona Aguida Amaral. Ela foi a primeira de quatro atletas Timorenses a competir nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000).

Aguida Amaral prosseguiu carreira nos Olímpicos de Atenas e em outros eventos internacionais de longa distância, tendo fundado um centro de atletismo nos arredores de Díli.

Os jovens aspirantes a atletas que frequentam o centro estão a treinar arduamente para os eventos: “Todos os dias corremos 15 quilómetros de manhã e outros 15 à tarde. Ao sábado, corremos 30 quilómetros e, depois, descansamos. Ao aproximar-nos da maratona, passaremos a correr 30 quilómetros de uma só vez, todos os dias”, declarou Aguida Amaral.

A desportista está com grandes expectativas quanto aos seus atletas: “Alguns têm de seguir os meus passos e é precisamente isto que anseio, transmitir a minha experiência aos mais jovens”, acrescentou.

O evento exprime as esperanças da Nação, em especial as dos mais jovens, de que é exemplo o atleta Francisco Mariano Santos, 19 anos. “Estou contente, porque esta nova iniciativa do Presidente da República, de promover a Maratona de Díli, irá atrair turistas e investidores do exterior”, afirmou.

A competição irá dar a 1 000 timorenses a oportunidade de competir, pela primeira vez, num evento de alto nível: “Considero que o desporto nos torna saudáveis e nos dá o reconhecimento como atletas. Normalmente, estes eventos acontecem no estrangeiro. No entanto, graças ao Presidente da República, teremos a possibilidade de competir no nosso próprio país”, concluiu Francisco Mariano Santos.

Atletas de todos os níveis são encorajados a participar no festival de atletismo que conta com uma meia maratona (21km), e corridas de 10 e cinco quilómetros, para além do difícil percurso de 42,195km. As inscrições para o evento serão abertas a partir do dia 1 de Abril.

 

JS/CS/JHM

 

Para mais informações, visite o website oficial http://www.dilimarathon.com/ , ou através do website Presidencial http://www.presidencia.tl/

Para quaisquer dúvidas relacionadas com a imprensa – contactar Joel Pereira, através do e-mail riko.joel@gmail.com , ou pelo telefone (+670) 723 0160

Para quaisquer dúvidas relacionadas com o evento – contactar Jo Sampford, Directora Assistente, por e-mail jo@dilimarathon.com , ou telefone (+670) 7611 733.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: