Medalha Solidariedade de Timor-Leste para 8º Contingente da GNR

PRESIDÊNCIA DA RDTL

COMUNICADO DE IMPRENSA



Díli, 24 Fev/2010 – O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, agraciou hoje com a Medalha Solidariedade de Timor-Leste 140 efectivos dos três pelotões do 8/o contingente da GNR, que ainda receberam a Medalha das Nações Unidas numa cerimónia realizada no Quartel de Caicoli, Díli.

O Chefe de Estado começou por dar as boas-vindas ao Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Nelson dos Santos: “A sua atenção para com o meu país é um sinal do apoio que o Governo Português e os portugueses dedicam a Timor-Leste e é testemunho da profunda amizade que une os nossos países”, afirmou.

Um agradecimento especial foi para os militares do Sub-Aagrupamento Bravo: “Têm revelado uma cultura de profissionalismo, de competência, de empenhamento e de dedicação, que são os valores da corporação”, disse.

Outra palavra de reconhecimento foi para os Oficiais da GNT: “Em cooperação bilateral, têm contribuído para conceptualizar o Sistema de Ensino da PNTL e apoiado o Comandante-Geral da PNTL no exercício das suas funções”, acrescentou.

O Prémio Nobel da Paz foi claro: “A Segurança é um valor essencial numa sociedade democrática e é um pilar da confiança nas instituições e na capacidade do Estado para proteger os cidadãos, os seus direitos, liberdades e garantias fundamentais”.

“A GNR – precisou – constitui o modelo policial de referência para a nossa polícia como uma estrutura hierarquizada assente na disciplina consentida, na prontidão ininterrupta para o serviço, no respeito mútuo entre militares, num exigente grau de formação contínua, na subordinação à tutela civil e na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos”.

O Presidente da República lançou um pedido: “Apelamos a Portugal, e em particular à GNR, a continuidade da sua colaboração na área da Formação da PNTL por a considerarmos tão necessária e proveitosa”.

E concluiu: “Aos militares da GNR que hoje são condecorados deixo uma palavra de apreço pelo empenho, dedicação e profissionalismo com que exercem a vossa missão. Estou absolutamente convicto de que serão bem sucedidos nas novas missões que vos forem confiadas”.

O discurso do Chefe de Estado foi precedido por intervenções do Comissário da UNPOL, Luís Carrilho, do Tenente-General Nelson dos Santos e do Vice-Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Finn Reske-Nielsen.

O 8/o contingente da GNR, agraciado quando se completou um semestre de missão, está integrado na Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT).

Participaram na cerimónia designadamente o Vice-Presidente do Parlamento, Vicente Guterres, a Procuradora-Geral da República, Dra. Ana Pessoa, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Major-General Taur Matan Ruak, o Comandate-Geral da PNTL, Dr. Longuinhos Monteiro, e corpo diplomático, com relevo para o Embaixador de Portugal, Dr. Luís Manuel Barreira de Sousa, e para o seu colega da União Europeia, Juan Carlos Rey.



CPR/JHM


Disponível para consulta em www.presidencia.tl

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: