Fundo petrolífero de Timor-Leste atingiu em Dezembro 5,377 mil milhões de dólares

O valor do Fundo Petrolífero de Timor-Leste era, no final de Dezembro, de 5.376,63 milhões de dólares, mais 75 milhões de dólares do que Setembro, de acordo com o mais recente relatório trimestral.

O valor compara com 5.301 milhões de dólares no final do trimestre terminado em Setembro.

O relatório da Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP) de Timor-Leste mostra que na evolução do fundo o aumento das receitas de “royalties” e impostos compensaram a queda das cotações no mercado.

As entradas brutas de capital durante o último trimestre foram de 394,03 milhões de dólares, dos quais 233,49 milhões de dólares em “royalties” pagos à Autoridade Nacional do Petróleo, 155,30 milhões de dólares de impostos pagos ao Fundo e 5,24 milhões de dólares noutras receitas.

O rendimento do investimento do Fundo foi de 5,63 milhões de dólares, dos quais a componente de cupões e de juros recebidos foi de 43,64 milhões e a alteração do valor de mercado dos títulos foi negativa em 49,3 milhões de dólares.

Isto resultou num retorno trimestral para a carteira de títulos de investimento de menos 0,10 por cento, em linha com o da “benchmark” [forma de comparação utilizada] para o mesmo período.

A Lei do Fundo Petrolífero especifica que a ABP, como futuro banco central de Timor-Leste, é o agente responsável pela gestão operacional do Fundo enquanto o Ministério das Finanças é responsável pela definição da estratégia global de investimentos do Fundo.

(macauhub)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: