Ensino superior vai ser descentralizado, com ajuda de universidades

Díli – Timor-Leste prepara-se para descentralizar a sua Universidade Nacional e pretende intensificar a cooperação com as universidades de Portugal nesse processo, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Zacarias da Costa, que inicia quarta-feira uma visita oficial a Portugal, disse que o seu governo tem em vista alargar a cooperação com universidades portuguesas, dentro do objetivo de estender a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) a outras cidades, além de Díli.

“Trata-se de um novo projeto que tem por objetivo aumentar a rede de ensino público universitário do país e dar mais oportunidades aos nossos jovens, nomeadamente aqueles que vivem longe da capital”, explicou o ministro timorense.

Segundo Zacarias da Costa, a descentralização da Universidade Nacional vai permitir uma maior participação portuguesa em Timor-Leste, se houver disponibilidade das universidades portuguesas, cuja cooperação já vem de há alguns anos.

“As universidades portuguesas tiveram um importante papel na formação da Universidade Nacional Timor Lorosae e continuam a participar, nomeadamente a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e algumas universidades de Lisboa. Creio que o alargamento da nossa rede de ensino superior público é também uma oportunidade para uma maior participação portuguesa em Timor”, conclui o ministro timorense.

O titular das relações externas de Timor-Leste salienta ainda que a maior parte dos licenciados que lecionam na Universidade Nacional fizeram os seus cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento em Portugal e no Brasil.

“Temos tido um programa muito positivo a esse nível. Alguns timorenses já tiveram oportunidade de voltar e quando voltam vão outros, o que valoriza a nossa Universidade”, esclareceu.

Zacarias da Costa acrescenta que vários professores universitários portugueses têm dado aulas em Timor-Leste, em regime de rotação, participando assim diretamente no projeto da Universidade Nacional, que o governo pretende que venha a ser uma referência nos meios académicos.

Notícia DAQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: