Construção de Central Eléctrica em Timor

Foto: PRDTL

Hera, Timor-Leste, 15 Jan (LUSA) – Timor-Leste deverá ficar coberto pelo abastecimento de electricidade até ao final de 2011 com a construção da central eléctrica de Hera, 10 quilómetros a leste de Díli, segundo a presidência timorense.

O chefe de Estado de Timor-Leste presidiu hoje à cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da central eléctrica, projecto que resultou do contrato assinado em Outubro de 2008 entre o Governo timorense e a empresa China Nuclear Industry 22nd Constrution.

Na cerimónia participaram ainda o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e o Presidente do Parlamento Nacional, Fernando “La Sama” de Araújo, entre outras personalidades.

O contrato de construção da central de Hera integra um projecto de cobertura do abastecimento eléctrico que se estenderá por 630 quilómetros, cobrindo parte dos 13 distritos e que prevê também a construção de uma segunda central, em Same, sul do pais.

O abastecimento de energia eléctrica cobrirá todo o país, com a possibilidade de futuramente haver ligações do sistema a países vizinhos.

O montante do contrato ascende a cerca de 360 milhões de dólares (250 milhões de euros), dos quais 91 milhões de dólares (63 milhões de euros) para as centrais e outras instalações, e quase 270 milhões de dólares (187 milhões de euros) para cablagens, subestações e outras instalações.

EL.

Lusa/Fim

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: