"Coimbra: uma centena solidária com Aminatu Haidar"

“Mais de uma centena de pessoas reuniram-se, esta segunda-feira, em Coimbra, numa vigília de solidariedade para com a activista em greve de fome Aminatu Haidar e com os sarianos ocidentais. Nem o frio demoveu os apoiantes da activista dos direitos humanos.

Com duas faixas no solo, contornadas por velas acesas, os cidadãos, onde se encontravam alguns estudantes de Timor-Leste, mantiveram-se em vigília na Praça da República durante duas horas, até por volta das 20:30. «Queremos solidarizar-nos com Aminatu Haidar e com o povo sariano ocidental, no sentido de pressionar os governos de Portugal e Espanha e o rei de Marrocos para que a situação se possa resolver o mais rapidamente possível e sem resultados mais trágicos do que já é o estado de saúde em que ela se encontra», declarou a dinamizadora da acção, Sandra Silvestre.

«Vamos estar aqui a concentrar os nossos esforços e as nossas energias para lhe dar força, para nos associarmos à sua resistência, e juntar pessoas interessadas em lutar pelos direitos humanos», declarou Sandra Silvestre.

Nas faixas ladeadas por velas acesas quem se aproximasse poderia ler: «Solidariedade com Aminatu Haidar e com o seu povo» e «Temos saudades do futuro porque a paz pode acontecer».

Para esta dirigente da Acção para a Justiça e Paz (AJPaz), uma organização não governamental que luta pela defesa dos direitos humanos, Portugal, por pertencer à comunidade internacional e pela sua experiência no caso similar de Timor-Leste, «tem um papel importante a desempenhar».

A vigília em Coimbra, que contou com o envolvimento de outra organização, a Saúde em Português, realizou-se no dia em que a activista sariana ocidental Aminatu Haidar entrou na quinta semana de greve de fome, no aeroporto de Lanzarorte, em Espanha, a reivindicar o direito de regressar ao Sara Ocidental.” (Por: Redacçãoemailmais artigos deste autor / MM IOL Diário)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: