Milhares celebram inauguração de Catedral em Timor-Leste

Foto: Helena Espadinha
COMUNICADO
O Secretário de Estado do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
Ágio Pereira

10 de Dezembro de 2009
Díli, Timor-Leste

A poucos dias do Natal, e demonstrando um espírito renovado de esperança, fé e determinação, milhares de timorenses acorreram à inauguração da restauração da Catedral de Vila Verde no dia 7 de Dezembro de 2009. Esta Catedral foi recentemente renovada, e a data da sua inauguração coincide com o feriado nacional do Dia dos Heróis Nacionais, celebrado todos os anos.

Considerada como uma das mais belas na região do Pacífico, a Catedral teve casa cheia na terça-feira, estimando-se que dois mil timorenses tenham assistido à missa inaugural no dia 8 de Dezembro. O evento contou também com a presença de membros dos quatro pilares soberanos do Estado e incluiu almoço e entretenimento cultural para os convidados e para a comunidade.

A nova Catedral será presidida pelo Bispo Dom Ricardo de Díli e por freiras sobretudo da ordem canossiana.

Timor-Leste é uma Nação predominantemente católica, com 98% da população afiliada ou praticante do catolicismo. A Igreja desempenhou um papel essencial na luta de Timor-Leste pela independência, e continua hoje a ser fundamental na vida diária dos timorenses e no trabalho com o Governo e com as Instituições de Estado para providenciar melhores condições de vida ao povo.

O Secretário de Estado Ágio Pereira confirmou que o Governo contribuiu com dois milhões de dólares americanos para a renovação da Catedral. Foi considerado essencial dotar os timorenses de uma casa de culto que pudesse ser também um símbolo de orgulho nacional, de cura de feridas e de reconciliação.

Um Ministro do Governo afirmou: “Assistir a este dia foi uma experiência única, as pessoas estavam tão contentes; a alegria era arrebatadora, e servia para nos lembrar a todos que só infra-estruturas físicas não bastam, é também necessário haver infra-estruturas espirituais, e é isto que esta Catedral dá hoje ao nosso Povo.”

O dia lembrou-nos da natureza histórica, única e íntima do relacionamento entre Igreja e Estado em Timor-Leste, o qual continua hoje a ser forte, e foi a forma perfeita de o nosso Povo iniciar a quadra natalícia.

FIM


Para mais informações é favor contactar:
Ágio Pereira +670 723 0011
Correio electrónico: agiopereira@cdm.gov.tl


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: