José Ramos-Horta lança livro “Sou o Futuro”

Dr.José Ramos-Horta lança livro “Sou o Futuro” e saúda juventude como “prioridade imediata” da Presidência

O Presidente da República, Dr.José Ramos-Horta, lançou o livro “Sou o Futuro”, com textos de Hanne Eide Andersen e fotografias de Ken Oppramm, numa cerimónia realizada no Palácio Nicolau Lobato, em Díli.

“O desenvolvimento da juventude ‘e uma prioridade imediata da minha Presidência”, afirma o Dr. José Ramos-Horta no prefácio da obra, onde recorda os trágicos acontecimentos do massacre do Cemitério de Santa Cruz (1991) e a crise de 2006.
Em 1991, “os nossos jovens mostraram ao mundo que a arma do opressor nunca poderia silenciar o ensejo de viver com dignidade e de decidir sobre o futuro da Nação”, sublinha o Chefe de Estado.

Em 2006 – acrescenta – foi devido aos “infatigáveis esforços” da juventude que”a Nação conseguiu ultrapassar uma crise (que parecia) interminável”.

“A juventude exige ser ouvida por quem toma as decisões”, acrescenta o Prémio Nobel da Paz, assegurando o “redobrar de esforços para a escutar”, até porque a juventude constitui a maioria da população Timorense.

De facto, metade da população Timorense, em números oficiais, tem menos de 18 anos de idade.

O livro “Sou o Futuro”, produzido no âmbito da Conferência Internacional de Díli sobre a Identidade Juvenil e a Reconstrução Nacional (2008), “é um meio de participação da juventude no processo de tomada de decisões e na promoção da unidade para o desenvolvimento do país”, realça S.E. no prefácio.

“Não nos podemos permitir seguir um modelo de desenvolvimento que ignore a participação da juventude (…) e, portanto, teremos de melhorar os nossos recursos humanos tendo em conta este vasto potencial”, adianta.

O Presidente da República aplaudiu esta iniciativa da Noruega, que “faz cair a noção de que a juventude de hoje é passiva face ao processo de desenvolvimento e de que está tão só à espera de receber do Estado aquilo a que aspira”.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jonas Gahr Store, também prefacia esta obra de 180 páginas a cores, cheias de entrevistas e factos recolhidos em todo o País.
A
ssistiram à cerimónia o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Major-General Taur Matan Ruak, o Secretário de Estado de Juventude e Desportos, Miguel Manetelu, os Embaixadores da Austrália, Nova Zelândia e República da Coreia, bem como diplomatas das Embaixadas da Noruega e da Indonésia.

Na cerimónia estiveram igualmente presentes representantes dos Comandos da UNPOL e ISF, bem como a ex-Primeira Dama, Kirsty Gusmão.

Fonte: CPR – Díli, 01 DEZ-. 09

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: