‘Martifer avalia potencial em energias renováveis em Timor’

O relatório preliminar já entregue pela empresa portuguesa, que desde 2008 está a fazer levantamentos em Timor-Leste, avança que o país possui um grande potencial nas áreas da energia hidroeléctrica, energia eólica, biomassa, energia geotérmica, energia fotovoltaica, biogás e combustíveis renováveis.
De acordo com o porta-voz do governo estão a ser identificadas opções no que toca a fontes energéticas, sendo necessário efectuar estudos complementares para determinar quais as fontes mais viáveis em cada área.
A secretaria de Estado da Política Energética compilou já também informações detalhadas a respeito do potencial de diversas fontes de energia acessíveis e não poluentes e os dados serão incorporados «numa Política Nacional Energética abrangente».
O governo avançou entretanto com alguns projectos na área das renováveis, para fornecer energia a comunidades isoladas, através do Plano de Electrificação Rural, abarcando o uso de biogás, mini-hídricas, fotovoltaico e biocombustível, com o envolvimento directo das autoridades locais.
No biogás existem presentemente seis unidades contentoras de gás, entre os 10 e os 20 metros cúbicos, uma unidade com 75 metros cúbicos, e uma unidade com 142 metros cúbicos, servindo 219 famílias.
Em Loihuno está a ser construída uma mini-hídrica que deverá estar concluída até ao final do ano e que servirá 50 a 100 famílias, segundo estimativas do governo.
No que toca à energia solar foram instaladas 2.143 unidades solares, para iluminar igual número de famílias, com capacidade entre os 40 e os 50 watts, durante 5 horas por noite, e ainda três unidades para alimentar televisões via satélite em aldeias.
Quanto ao biocombustível estão a ser constituídos grupos cooperativos de cultivo e produção para as destilarias, estando uma já a funcionar, com capacidade para produzir 1500 litros. 

Fonte: Lusa / SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: