Ainda sobre as comemorações do 12 Novembro 1991…

C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A

Presidente da República garante compensações às vítimas do massacre de Santa Cruz

O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, garantiu hoje compensações económicas às vítimas do massacre do Cemitério de Santa Cruz, em Díli, onde centenas de Timoreses foram mortos por militares indonésios a 12 de Novembro de 1991.

Ramos-Horta falava no 18/o aniversário do trágico dia, durante uma cerimónia realizada frente ao cemitério, em que também intervieram – perante milhares de cidadãos – o Presidente do Parlamento, Fernando “La Sama” de Araújo, e o Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão.

“O Estado tem a obrigação de cuidar das vítimas do 12 de Novembro”, declarou o Presidente da República.

“É um imperativo moral pagar compensações aos que ficaram portadores de deficiência ou traumatizados para toda a vida por causa do que sofreram, aos órfãos e às viúvas dos que perderam a vida”, assegurou.

O Prémio Nobel da Paz louvou a “a coragem do povo e, sobretudo, da juventude na luta” pela libertação do jugo do invasor e apelou ao perdão, para, “com maturidade, ultrapassar a sede de vingança”.

“Perdoar não significa esquecer, significa resistir a sermos reféns da dor que nos consome a vida”, afirmou José Ramos-Horta.

“O Povo Timorense tem toda a capacidade para a reconciliação, através do perdão”, insistiu, lembrando que como prova está o facto de jamais algum dos milhares de indonésios que ficaram a viver no novo País ter sido agredido, ferido ou morto em actos de represália.

O Chefe de Estado concluiu com o anúncio de que, em 2010, será lançado um grande concurso nacional, em cada um dos 13 distritos, aberto a todos os criativos – arquitectos, paisagistas, desenhadores, artistas – para a concepção do Monumento 12 de Novembro, a implantar num Jardim da Paz.

O Governo deverá aprovar a correspondente verba em 2010, ano em que os concorrentes apresentarão a um júri de selecção os projectos a concurso, para apuramento do vencedor e adjudicação das obras visando a inauguração do monumento no 20/o aniversário do massacre do Cemitério de Santa Cruz, a 12 de Novembro de 2011.

CPR – Díli, 12.NOV-09

Fonte: Gabinete Imprensa PR Timor-Leste

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: