Governo da AMP elogia as eleições nos sucos e condena a interferência da Fretilin

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
IV GOVERNO CONSTITUCIONAL

COMUNICADO DE IMPRENSA Díli – 15 de Outubro de 2009

Declaração
do
Porta-voz do IV Governo Constitucional,
Secretário de Estado do Conselho de Ministros

O Governo da AMP, liderado por Sua Excelência Xanana Gusmão, elogiou a Nação pela maturidade política que demonstrou nas eleições locais nos sucos. Os 13 distritos de Timor-Leste estão divididos em 442 sucos.

As eleições retrataram o sentimento geral de Paz que se vive no país, fruto da estabilidade que se sente actualmente em Timor-Leste.

Ao contrário do que acontece nas eleições presidenciais e legislativas, as leis eleitorais para as eleições nos sucos proíbem os candidatos de representar qualquer partido político. Os candidatos devem ser independentes e os eleitores são encorajados a votar naqueles que considerem que possam vir a ser os líderes que melhor respondam às necessidades das suas comunidades.

No dia 13 de Outubro a Fretilin fez uma declaração em que anunciou “Os resultados da eleição dos líderes comunitários realizada no último sábado, onde os representantes da FRETILIN conquistaram 56% dos cargos, ao que se juntam 10% de cargos ganhos por candidatos de coligações entre a FRETILIN e outros partidos. Em Díli a FRETILIN conquistou 60% das posições de liderança nos sucos.”
O Porta-voz do IV Governo Constitucional e Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Agio Pereira, afirmou que “As declarações da Fretilin aos meios de comunicação social no dia 13 de Outubro revelam um partido muito confuso em relação às leis.’

‘Estas declarações reflectem interferência num processo eleitoral conduzido dentro do espírito da independência. O respeito pela independência deste processo das eleições dos Sucos é de fundamental importância, pois foi criado para o beneficio das nossas comunidades.’

‘Aplaudimos todos os candidatos eleitos em toda a Nação por terem agido com integridade e dignidade nestas eleições. O IV Governo Constitucional deseja a cada um dos eleitos os maiores sucessos durante o termos dos seus mandatos e congratula, ainda, todos os votantes que participaram neste evento histórico nacional.”FIM


Para mais informações é favor contactar Ágio Pereira através do telefone +670 723 0011 ou do endereço de correio electrónico agiopereira@cdm.gov.tl
Advertisements

3 comentários

  1. O MPO sempre foi a assim na historia da democracia instalada no pais desde 2001. Alguns exemplos, antes das eleicoes da Assembleia Constituinte o Partido do Mari Alkatiri ja deixou a plata forma supra partidaria que era CNRT para fazer campanahs negras e ilegais nas aldeias “se Fretilin la ukun, funu moris fali. Hakarak ita funu fali. Fretilin lakon ita sei dassa rai, etc”.

    Nao ha surpresa quando MA mistura os seus interesses pessoais e partidarios nestas eleicoes dos lideres comunitarios que tomam decisoes para os seus bairros, aldeias e freguesias nos proximos cinco anos.

    Concluindo, o Partido do Mari Alkatiri sempre foi um partido confuso…ingenua e maputense. Nunca defendeu os interesses do povo…!

    Alvaro Diaz

    Gostar

  2. Original este tipo de eleição para os Sucos de Timor-Leste (municípios no Brasil) onde os candidatos são proibidos de representarem partidos políticos. Desta forma, coloca-se o interesse público acima das paixões políticas. Oxalá possam dar bons resultados.

    Alfredo
    Br

    Gostar

  3. Realmente, declarar vitoria numa eleicao onde os candidatos sao independentes eh mesmo caricato. Mas nao eh de admirar porque isto de declarar vitorias absolutas de 80-90% ja eh sitomatico da Fretilin mesmo quando a realidade eh outra.
    A paranoia desses senhores ja eh tao grande que alguns deles veem animais espioes em todo o lado, outros vitorias.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: