Estes timorenses estão nos nossos corações. Hoje e sempre! | RKXG



MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO



KAY RALA XANANA GUSMÃO



POR OCASIÃO DA ABERTURA DA NOITE DE ACTUAÇÕES CULTURAIS COMEMORAÇÃO DO 10.º ANIVERSÁRIO DA CONSULTA POPULAR

Palácio do Governo, Díli 30 de Agosto de 2009

Excelências Ilustres convidados Senhoras e Senhores,

É com grande prazer e emoção que me dirijo a vós, hoje, no 10.º Aniversário da Consulta Popular – nesta Noite de Actuações Culturais.

Quero também dar as boas-vindas a todos os nossos amigos da Comunidade Internacional que estão aqui presentes a comemorar e a celebrar connosco este aniversário.

O dia 30 de Agosto de 1999 é uma das datas mais importantes para nós timorenses

– é o dia em que concretizámos as nossas esperanças e os nossos sonhos, enquanto Povo e enquanto Nação.

Porém é também uma data em que lembramos, com dor e com muita mágoa, aqueles que lutaram e sofreram para fazer deste dia uma realidade mas que infelizmente já não estão entre nós, para celebrar este data tão especial para Timor-Leste.

Estes timorenses estão nos nossos corações. Hoje e sempre!

Nestas celebrações queremos homenagear e agradecer os sacrifícios dos nossos pais e mães, dos nossos irmãos e irmãs, dos nossos filhos e filhas…, a quem devemos o facto de estarmos aqui a celebrar o 10º aniversário da Consulta Popular, que levou à nossa Independência e à afirmação da nossa Nação no mundo.

Senhoras e Senhores,

Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para reconhecer e agradecer os esforços dos nossos amigos na Comunidade Internacional, que deram esperança ao nosso Povo durante os momentos mais difíceis e que contribuíram para tornar o nosso sonho em realidade.

A nossa Nação tem muita sorte por ter tantos e bons amigos espalhados por todo o mundo, e de culturas tão diferentes.

É do fundo do meu coração que vos agradeço por estarem aqui, junto do nosso Povo, nas celebrações desta noite.

Senhoras e Senhores,

Não há melhor forma de celebrarmos esta ocasião do que com actuações que demonstram a cultura e a identidade timorenses.

A nossa herança cultural é profunda e reflecte tanto a alma do nosso Povo como a riqueza da nossa terra.

Hoje celebramos com uma parte central da nossa cultura exclusivamente timorense – os nossos cantares e danças tradicionais, que têm uma posição importante na sociedade timorense e na experiência e história partilhadas das nossas comunidades.

Os nossos cantares e danças tradicionais têm um papel fundamental nas nossas expressões de sentimento, bem como no nosso processo de cura e, como é claro, nas nossas celebrações. Os nossos cantares e danças tradicionais promovem os nossos valores partilhados e fomentam uma cultura de tolerância, dignidade e paz.

Durante muito tempo buscámos a paz e a estabilidade – e hoje podemos estar verdadeiramente orgulhosos pelo facto de os eventos desta noite também representarem um marco para o nosso futuro.

Superámos mais um capítulo difícil na nossa história, e dizemos agora adeus ao conflito, à instabilidade e à incerteza; e com determinação abraçámos a paz e o desenvolvimento a fim de melhorar as vidas do Povo Timorense.

Esta é a aspiração partilhada de todos os timorenses, e já provámos a nível mundial que quando trabalhamos em conjunto, com unidade, solidariedade e um propósito comum, somos capazes de realizar os nossos sonhos.

Senhoras e Senhores,

Esta noite é para celebrarmos!

Reunimo-nos aqui aos milhares esta noite, num espírito de calor humano, paz e boa vontade, para desfrutar da nossa solidariedade e dos nossos laços de amizade.

Hoje celebramos a nossa liberdade e a nossa cultura, bem como o nosso futuro partilhado e promissor. Encorajo-vos, a todos, a juntarem-se ao espírito desta ocasião e a desfrutarem das actuações culturais que reflectem o coração e a alma da nossa Pátria.

Encorajo-vos a sentirem as expressões musicais do nosso Povo, tão bem interpretadas pelos nossos jovens.

Senhoras e Senhores,

É uma honra para nós contarmos com a presença dos nossos amigos, que nunca deixaram de acreditar em nós, e que acolheram a nossa causa como sendo a sua própria causa.

Muito obrigado!

Kay Rala Xanana Gusmão 30 de Agosto de 2009

Anúncios

One comment

  1. Peço desculpa pela formatação! Tentei …
    😦

    Grande abraço Xanana!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: