Timor-Leste: Pelotão de 300 ciclistas arrancou para "a corrida da paz"

O primeiro “Tour” de Timor-Leste arrancou dia 24 em Díli, uma prova que o Presidente timorense, Ramos-Horta, qualificou como “a corrida da paz” e vai levar nos próximos cinco dias mais de 300 ciclistas ao maciço central do país.

Na hora da partida, de manhã cedo, junto ao palácio Nicolau Lobato, nova sede da Presidência timorense, Ramos-Horta desejou que os corredores cumpram a prova sem pernas partidas, desidratações ou quedas.

Os mais de 300 ciclistas de 15 nacionalidades, na maioria australianos, vão enfrentar 450 quilómetros por estradas estreitas, sinuosas e por vezes onde até o asfalto falta, enfrentando desníveis que podem atingir os dois mil metros de altitude.

O primeiro “Tour” de Timor-Leste é uma ideia antiga de Ramos-Horta, que espera aproveitar a prova para exibir as panorâmicas do país e promover o turismo, e mostrar que os timorenses são um povo pacífico e hospitaleiro.

“Que todos sejam vencedores nesta corrida da paz”, desejou o Chefe de Estado, antes de dar a partida aos ciclistas do “Tour”, uma prova enquadrada na semana de comemorações dos 10 anos da consulta popular de 30 de Agosto de 1999, que conduziu Timor-Leste à independência.

“É um grande pelotão”, assinalou à Lusa David Butts, porta-voz da organização do “Tour” de Timor-Leste, recordando que na mais famosa das voltas, a francesa, correm 180 ciclistas.
David Butts informou que Timor-Leste e Malásia apresentam-se no “Tour” com as suas equipas nacionais.

Após a partida, à qual também assistiu o primeiro-ministro Xanana Gusmão, os ciclistas, de ambos os sexos, amadores e profissionais, percorreram em velocidade moderada a marginal de Díli, incitados com gritos “Viva Timor-Leste” pelos habitantes da capital, que puxavam sobretudo pelos atletas nacionais.

O pelotão trepou depois as montanhas que cercam a capital e dirigiu-se para Baucau, a segunda cidade mais importante de Timor-Leste, 120 quilómetros a Leste da capital.

Os ciclistas terão de cumprir ainda mais quatro etapas, entre Baucau e Loihuno, através do maciço central, seguindo posteriormente para Betano, na costa Sul, voltando a subir as montanhas rumo a Maubisse, a cerca de dois mil metros de altitude, e finalizando com uma descida vertiginosa até à meta, em Díli, ao nível do mar, no dia 28.

A organização da prova prevê distribuir 75 mil dólares (52,3 mil euros) em prémios nas diversas categorias, 15 mil (10,4 mil euros) dos quais para o camisola amarela na chegada ao mesmo local onde a corrida começou, junto ao novo palácio da Presidência, em Díli, erguido pela cooperação chinesa e que terá inauguração oficial no próximo dia 27.

O”Tour” de Timor-Leste tem como principal patrocinador a Digicel, a maior empresa de telecomunicações da América Central e sem presença em Timor, cujo sector é assegurado exclusivamente pela Timor Telecom, controlada pela Portugal Telecom, que também é “sponsor” do evento.

Anúncios

6 comentários

  1. Sim senhor, uma optima iniciativa para demonstrar com Timor-Leste esta no bom caminho!

    E este blogue, sempre atento, nao deixou escapar este grande evento…

    Gostar

  2. É realmente interessante observando-se pelos dois ângulos: desporto e turismo. O desporto, em todas as modalidades, “areja” as cabeças e fortalece o corpo. O turismo, é um grande potencial a ser desenvolvido numa terra que foi premiada pela Natureza.
    Fiz esses trajectos de moto em 68/70 e era um verdadeiro colírio para os olhos. De bicicleta, sendo uma corrida competitiva, não há tempo para observar detalhes, mas sempre se grava algo na memória.
    Só não entendi qual o interesse da Digicel, mas espero vir a saber…
    Que se repitam eventos como esse mais amiúde. Parabéns Timor!

    Gostar

  3. Há brasileiros e portugueses neste tour?
    Alfredo
    Br

    Gostar

  4. Escrito por Agência Lusa / 10.7.2009 / 9h25, uma passagem pelo assunto Digicel:

    “Ramos-Horta adiantou ainda que o Timor Leste está negociando com a operadora de telecomunicações Digicel a entrada no território, acabando assim com o monopólio da Timor Telecom, detida pela Portugal Telecom.

    Com a entrada da Digicel, Ramos-Horta estima que Timor Leste possa vir a aumentar de 150 mil para 500 mil a 800 mil os usuários de telefone celular.”

    Gostar

  5. Sao iniciativas destas que podem mostrar ao mundo que Timor nao e' o estado falhado que governos como o da Australia querem fazer crer.

    E' preciso haver mais iniciativas desta natureza porque sao bastante positivas para a imagem de Timor Leste.

    Gostar

  6. Australians on top in first Tour de Timor

    Dili – Australian cyclists Friday dominated East Timor's first international bicycle race organized to mark the 10th anniversary of the tiny nation's independence vote. Neil Van der Ploeg was first in the 450-kilometre Tour de Timor to win 15,000 dollars in prize money from a total pool of 75,000 dollars.

    “It's great. It's fun,” Van Der Ploeg said after crossing the finish line.

    Australian Benjamin Grieve-Johnson came second, while another Australian, Tory Thomas, won the women's race.

    East Timor will mark the 10th anniversary of a United Nations-sponsored vote on independence from Indonesian rule on Sunday.

    The former Portuguese colony achieves formal independence in May 2002 after a period of UN stewardship.

    The Tour de Timor is an effort by President Jose Ramos Horta to promote tourism, sport and peace in the impoverished nation.

    About 300 participants, local and international, competed in the race which took them past pristine beaches, through jungles and coffee plantations, up hills and mountains.

    Fonte: http://www.earthtimes.org/articles/show/283259,australians-on-top-in-first-tour-de-timor.html

    Já estou como o outro … apareceu algum brasileiro?

    Mena,
    Br

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: