Dia das FALINTIL – 20 de Agosto

Honra e Glória a todos os que deram a vida pelo sonho da liberdade para Timor-Leste e a todos os que corajosamente lutaram sob esta bandeira!

Advertisements

2 comentários

  1. Sem qualquer dúvida!

    Gostar

  2. Em 1987, numa mensagem de 07 de Dezembro, enviada do Quartel-General do Conselho Revolucionário de Resistência Nacional em Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão expressa-se assim.

    http://antimalaiazul.blogspot.com/2006/11/mensagem-de-xanana-gusmo-de-7-de.html

    Uma mensagem que devem ler. E assinala-se uma curta passagem onde Xanana Gusmão pressagia acontecimentos futuros que de facto se passaram após a restauração da Independência, problemas que se acumularam, não resolvidos pelas chefias governamentais e que rebentaram naquilo que foi a crise de 2006:

    “2. Eu declaro publicamente que as FALINTIL ASWAIN não permitirão que se instaure em Timor Leste um regime de esquerda que não só venha a provocar mutilações internas como desestabilize toda a área em que Timor Leste está inserido.”

    Nota explicativa: Esta mensagem de Xanana Gusmão pressagia a viragem ideológica da Resistência Timorense. A FRETILIN, que tinha surgido como uma frente nacionalista abrangente, não ideológica, foi assumido posições cada vez mais doutrinárias com a chegada a Timor Leste, em Setembro de 1974, de estudantes universitários timorenses influenciados pelas doutrinas e slogans maoístas de então. Abílio Araújo e a sua esposa, Guilhermina Araújo, esta portuguesa, ambos estudantes de Economia, António Duarte Carvarino, estudante de Direito e Vicente Sa'he, estudante de Engenharia, foram os responsáveis pela radicalização ideológica da FRETILIN e a sua transformação em “Partido Marxista-Leninista”. A criação do PML tinha sido decidida em 1977, mas só ganhou forma oficial em 1983. Abílio foi eleito Secretário-Geral.

    Boa leitura.

    VIVA AS GLORIOSAS FALINTIL!
    VIVA TIMOR-LESTE!
    VIVA-KAY RALA XANANA GUSMÃO!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: