É um bom dia! :-)

Imagem: frame do Where The Sun Rises

“Dos 60 milhões de euros que Portugal destinou à cooperação com Timor-Leste para o período 2007-2010, 52% foram aplicados nos dois primeiros anos.

Resultados acima das expectativas, de acordo com o presidente do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento, que está em Díli a representar Lisboa na reunião anual entre o Governo timorense e os parceiros de cooperação, que arrancou esta quinta-feira.

Esta reunião serve, sobretudo, para fazer um ponto de situação sobre a forma como o dinheiro dos doadores está a ser aplicado no terreno e definir projectos para o futuro.

Para já, Portugal decidiu reforçar em 2,2 milhões euros o programa de fortalecimento da Justiça em Timor, onde já aplicou cerca de 8 milhões de euros. Para isso, assinou um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A Educação é outro dos sectores onde Portugal vai continuar a investir, disse à Renascença Hélder da Costa, porta-voz da cimeira.

As apostas de Portugal pretendem responder às sete prioridades definidas pelo Governo timorense: segurança alimentar, desenvolvimento rural, desenvolvimento dos recursos humanos, segurança social, segurança e defesa, boa governação e acesso à justiça.

De resto, o Estado português continua a integrar a lista dos principais doadores de Timor-Leste, sublinha Hélder da Costa, juntamente com os EUA, União Europeia, Austrália e Japão.

Estes apoios, segundo Hélder Costa, têm por objectivo retirar da pobreza cerca de metade da população timorense que vive, nesta altura, com menos de um dólar por dia.

A Cimeira de Parceiros de Cooperação de Timor junta mais de 20 países, as Nações Unidas e o Banco Mundial e prolonga-se até sábado.” ( RV/António José Soares | 03-04-2009 2:00 | Renascença)

*****

Assim faz sentido pagar impostos! Ao menos que seja rentabilizado esse montante! Vá Portugal … portem-se bem! – Só falta investirem de forma inteligente e desinteressada na Educação! 🙂
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: