Continuação das boas novas de Angola sobre Ensino Especial!

Fotografia: Margarida [Atelier de Expressões Artísticas – Educação Inclusiva]

“Caxito – O sector da educação da província do Bengo pretende implementar nos próximos anos o ensino especial nos municípios de Bula-Atumba, Nambuangongo, Ambriz, Icolo e Bengo, Kissama, Dembos e Pango Aluquém, visando a formação académica dos deficientes.

Em declarações terça-feira à Angop, o chefe do departamento da educação do Bengo, Nogueira Hernâni, disse que neste ano lectivo o seu sector matriculou oitenta alunos com deficiências auditivas, psicomotores e visual, contra 60 educandos do período anterior, na única escola na comuna de Caxito, município de Dande.

Sustentou que para a implementação do ensino especial nas referidas localidades, o sector da educação precisa de adquirir material especializado para permitir que os educandos possam aprender com facilidades as matérias administradas no processo de aprendizagem.

Esclareceu que deste número estão ainda integrados nas diversas escolas do ensino geral dois mil e 225 alunos portadores de deficiências normais, nos municípios do Dande, Nambuangongo, Dembos, Kissama, Ambriz, Pango-Aluquém, Icolo e Bengo e Bula-Atumba.

No domínio da alfabetização, Nogueira Hernâni considerou positivo o processo de alfabetização a nível da região, pelo facto de, este ano lectivo, conseguiram matricular seis mil e 912 instruendos, dos quais quatro mil e 578 do sexo feminino.

O responsável da educação acrescentou que prevê recrutar, este ano, no âmbito do programa do governo local, mais 100 alfabetizadores que se juntarão aos 150 que leccionaram no ano anterior.

Adiantou que a sua direcção vai continuar a promover campanhas de sensibilização contra o analfabetismo nas comunidades, com vista a reduzir o índice de analfabetos.” (Angola Press – 18-02-2009 6:10

Pessoal:

  • Alguém me pode ajudar??? Gostaria de saber como está o processo de desenvolvimento e implementação da política educativa para a Educação Especial em Timor-Leste …
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: