Timor-Leste está entre os países que a UNICEF vai ajudar com emergência

Infância: Ajuda humanitária a 36 países custa mais de 700 milhões de euros – UNICEF

Lisboa, 27 Jan (Lusa) – Mais de 700 milhões de euros é quanto custa a ajuda humanitária de emergência a crianças e mulheres de 36 países, incluindo Moçambique, Angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau, revela a UNICEF.

O Relatório de Acção Humanitária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de 2009, que é apresentado hoje em Genebra, na Suíça, pretende, à semelhança de anos anteriores, angariar verbas para as crianças e mulheres afectadas por emergências.
Este ano são abrangidos 36 países.

O montante requerido, que ascende a mais de mil milhões de dólares (758 milhões de euros), ultrapassa em cerca de 17 por cento o de 2008, devido em grande parte às necessidades na África Oriental e Austral, esclarece a UNICEF em comunicado.

Mais de metade das verbas destinam-se a assegurar a continuidade do apoio às vítimas das cinco maiores operações humanitárias à escala mundial: na República Democrática do Congo, na Somália, no Sudão, no Uganda e no Zimbabué.

Do montante total, 19 milhões de dólares (13,5 milhões de euros) visam Moçambique, Angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau.

Já para Timor-Leste, onde 49 por cento das crianças com menos de 5 anos têm baixo peso e 54 por cento atraso de crescimento, são necessários 3,9 milhões de dólares (2,9 milhões de euros), sendo que o grosso dos fundos visa suprir carências na Saúde, Nutrição, Água, Saneamento e Higiene, segundo o relatório.

A acção humanitária da UNICEF neste país inclui a formação de 50 técnicos de saúde distritais sobre alimentação terapêutica, o fornecimento de sistemas de abastecimento de água potável, o apoio e promoção de higiene em 30 escolas, beneficiando 4.200 crianças em seis distritos, e a manutenção de uma reserva de artigos de emergência para 15.000 pessoas.

A intervenção das Nações Unidas aponta igualmente a produção e distribuição de “kits” escolares e o apoio a actividades de prevenção do VIH/Sida destinadas a 20.000 jovens.

Artigo completo AQUI:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: