BALANÇO SOBRE A GOVERNAÇÃO DO IV GOVERNO CONSTITUCIONAL EM 2008

IV GOVERNO CONSTITUCIONAL
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

CONSIDERAÇÕES
DO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
JOSÉ RAMOS-HORTA

Díli, 03 de Janeiro de 2009

BALANÇO SOBRE A GOVERNAÇÃO DO IV GOVERNO CONSTITUCIONAL EM 2008

O Presidente da República de Timor-Leste congratulou-se com o sucesso da acção e medidas implementadas pelo Governo durante o ano transacto:

O IV Governo da RDTL conseguiu, em apenas ano e meio, resolver os problemas relacionados com os deslocados internos (IDPs), com os peticionários e ainda, com a atribuição das pensões aos antigos combatentes da libertação nacional, aos idosos e a outros segmentos vulneráveis da população. Ramos-Horta procedeu a este balanço do desempenho do Governo em 2008, numa sessão de boas festas oferecida pelo Governo, em Farol, no dia 18 de Dezembro (2008), tal como referem os jornais diários Timor Post (20/12/2008), STL e Jornal Diário (22/12/2008).

José Ramos-Horta sublinhou que “o Governo de Xanana conseguiu resolver problemas herdados do Governo anterior, como por exemplo, a questão dos peticionários e dos deslocados internos”. Na sua opinião”em alguns países esses problemas levam anos ou mesmo décadas até serem resolvidos”.

O Presidente da República José Ramos-Horta, que desempenhou anteriormente os cargos de MNEC no I Governo Constitucional e de PM no II Governo Constitucional, sustentou que “o sucesso deste IV Governo Constitucional deve-se à liderança do PM Kay Rala Xanana Gusmão.

Destacou o mérito do actual PM ao ter conseguido a consolidação das duas instituições do Estado, F-FDTL e PNTL, demonstrada através da operação conjunta «Halibur» que se seguiu aos atentados de 11 de Fevereiro (2008)”.

A satisfação da população no interior do país

Perante a comitiva do IV Governo Constitucional, liderado pelo PM Kay Rala Xanana Gusmão e acompanhado pelo VPM, José Luís Guterres, e restantes membros do Governo, José Ramos-Horta, relembrou as suas incursões ao interior do país e o encontro de um Povo confiante perante as instituições do estado, um Povo que vive num clima da confiança. Em suma, foi recuperada a confiança das populações nas instituições do Estado, e vice-versa. Na perspectiva de JRH: “tal não aconteceu por acaso” e constitui “o reflexo das reformas bem-sucedidas deste IV Governo”, reafirmou.

O impacto da Politica do Governo

Decorrente dos seus encontros com a população do interior de Timor-Leste, o Presidente da República constatou, com agrado, um sentimento generalizado de bem-estar relativamente às políticas implementadas pelo Governo de onde se destacam, neste contexto, a política da agricultura e as políticas sociais.
No âmbito da estabilidade nacional, JRH realçou a importância e contributos de duas instituições do Estado, F-FDTL e PNTL, e da juventude”.

Fontes: Gabinete Media PM IV Governo RDTL

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: