PM Xanana Gusmão em visita oficial ao Kuwait

Foto: Lirio de Fonseca

Kuwait – O Primeiro Ministro, Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, Ministra das Finanças, Emilia Pires, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), Zacarias Albano da Costa e Ministro de Infra-Estrutura, Pedro Lay, em visita oficial a Kuwait durante uma semana.

A comitiva do PM Xanana Gusmão partiu do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, no Domingo (26/10) com destino ao Kuwait. A delegação timorense foi recebida pelo Vice-Primeiro Ministro e da Defesa Sheikh Jaber Al-Mubarak Al-Hamad Al-Sabah e restantes membros do governo kuwaitiano.

O objectivo da visita é, entre outros, estreitar laços bilaterais entre Timor Leste e Kuwait.

Para além disso, assinar acordos, analisar mutuamente novas medidas de cooperação e de desenvolvimento económico e ao mesmo tempo estudar a possibilidade de Kuwait ajudar Timor-Leste financeiramente que possa pôr a funcionar alguns planos, nomeadamente, as infra-estruturas nacionais que segundo o plano do governo timorense, o ano de 2009 será o arranque do desenvolvimento nacional. A parte, esta visita serve também para reforçar as relações estabelecidas entre Timor Leste com os países do Golfo, principalmente, o Mundo Árabe.

Anúncios

3 comentários

  1. Continuem com o bom trabalho.Obrigado pela electricidade. Ja era sem tempo.

    Gostar

  2. Filhadamãe,Vocês não vão acreditar nisto pá.Voltei de Timor esta semana e estive em Ermera, Atolia, Manatuto e Baucau e o que achei interesante é que esta coisa da Marcha de Paz é tudo uma cantiga da Fretilin. Não vai existir nada disso.Nestas 3 semanas, falei com centenas de pessoas nas ruas um por um e não querem nada a ver com esta marcha. Um senhor em Baucau ficou violento quando peguntei esta pergunta e eu disse a ele que estava de ferias da Australia e que so queria falar com algumas pessoas para saber um bocado da vida deles depois de 2006/07. Fomos almoçar num restaurante e esta tudu bem agora. Convidou me a casa dele para jantar no proximo dia mas eu tinha que voltar para Dili neste mesmo dia. Quando estivemos a almoçar, eu disse a ele que na democracia, temos que respeitar as opinioens doutras pessoas porque se ameaçar estas pessoas com violencia, isto não é democracia e ele disse que isto é verdade. Somos amigos agora mas ele vai votar na Fretilin até a morte na mesma, disse.Outra coisa que achei muito interesante é que muitas pessoas que votaram na Fretilin não vão votar mais na Fretilin nas proxias eleiçoes. A vida deles esta a melhorar dia a dia, muitos dos pais,maes e avos, recebem pensoens, vai ter eletricidade 24 horas por dia no proximo ano, etc., etc., etc. Com a maneira de falar deles, Fretilin vai obter menos que 10% nas proximas eleiçoens.Viva Timor LesteXico Lorico

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: