MARI ALKATIRI e ROGÉRIO LOBATO ausentes de TIMOR

No decorrer de mais uma passagem pelos nossos Blogues de estimação, descobrimos este artigo do “Forum Haksesuk” que mereceu a nossa atenção:


Mari Alkatiri em Maputo

http://forum-haksesuk.blogspot.com/
“Terça-feira, Outubro 07, 2008

Enquanto os Militantes da Fretilin estão a ser mobilizados para a Marcha da Paz

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, chegou a Maputo na passada sexta feira (03/10), enquanto, em Timor-Leste, os militantes da Fretilin estão a ser mobilizados para a Marcha da Paz, por ordem do próprio Mari Alkatiri.

Fonte do FH apurou, na capital moçambicana, que Mari Alkatiri está em Maputo com os seus familiares que se encontram naquele país.
A saída de Mari Alkatiri, numa altura em que a realização da Marcha da Paz estava prevista para este mês, chegando a estar marcada para o Domingo passado (05 /10), é tudo menos normal.

Entretanto, tudo indica que a data irá ser mudada, novamente, para o dia 12 ou 18 de Outubro.
Os discursos de MA, incitando os militantes à participação na Marcha, provocando o receio das populações, com base na experiência recente, e ainda fresca na sua memória, sobre os efeitos da crise de 2006, temendo que as suas casas voltem a ser queimadas e os seus bens a ser destruídas. Essa recente experiência traumática que provocou ondas de violência e obrigou a milhares de deslocados internos.

Porquê adiar a Marcha da Paz?


A Marcha da Paz estava inicialmente prevista para o mês de Outubro, mas foi adiada, segundo informações a que o FH teve acesso, junto dos organizadores da marcha.


Adiada porquê?

Por várias razões. Em primeiro lugar, avizinha-se a estação das chuvas, o que torna difícil mobilizar 20.000 apoiantes, como adiantou Mari Alkatiri ao DN (12/09). Em segundo lugar, as dificuldades logísticas de mobilizar um tão grande número de apoiantes (20.000 ou 50.000 mil).


Enquanto a Fretilin e Mari Alkatiri, estiveram no poder, tinham capacidade para mobilizar os apoiantes em grande número. Agora, já não é assim tão fácil.


Em terceiro lugar, não tem sido fácil, para os organizadores da Marcha da Paz, passar a sua mensagem e atrair as pessoas para a Marcha.


Segundo alguns observadores, o sucesso da política social do Governo da AMP, torna ainda mais difícil, para o maior partido da oposição, organizar a Marcha da Paz e trazer multidões para Díli, para aderir à marcha.

A Marcha da Paz e a 1ª visita oficial do PM XG a Portugal

A Marcha da Paz, coincidia no tempo com a 1ª visita oficial do PM Xanana Gusmão a Portugal, uma vez que esta visita estava, inicialmente, prevista para o dia 27/28 do corrente mês.


No entanto, devido a compromissos inadiáveis, de agenda, do Presidente da República Portuguesa e do PM de Portugal, que estarão ausentes do país nessa data, a visita do PM XG teve de ser adiada, como noticiou o FH: “A visita inicialmente agendada para os dias 27 e 28 de Outubro próximo, teve que ser adiada devido as ausências do Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva e do PM de Portugal, Eng. José Sócrates, que irão participar na XVIII Cimeira Ibero-Americana, a realizar-se em Brasília (FH, 25/09)”.


A visita do PM XG vai, assim, realizar-se na 2ª quinzena de Novembro e, por coincidência, a Marcha da Paz foi também adiada, não tendo ainda um calendário certo.


Em declaração à Agência Lusa (07/10), o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, admitiu que “A Marcha da Paz, que estava prevista para Outubro, acontecerá talvez apenas em Janeiro”.


De acordo com a experiência anterior, quando Mari Alkatiri era PM, aproveitou a ausência do então Presidente da República, Xanana Gusmão, para tomar as decisões difíceis de apoiar a resolução do Comando das Forças Armadas (F-FDTL) de exonerar um terço (1/3) dos elementos das FA.
Assim, pode bem acontecer que a marcha só venha a realizar-se quando o PM Xanana Gusmão estiver ausente do país…

Insucesso da Marcha da Paz e a demissão de MA

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, ameaçou demitir-se caso a Marcha da Paz não venha a atingir os seus objectivos. Em declarações recentes à imprensa, admitiu que, “se os militantes não aderirem e a marcha se transformar em violência, admito resignar ao cargo de secretário-geral da Fretilin (in DN, 12/09)”.


Mari Alkatiri, colocou, pois, a fasquia bastante alta. A mobilização pode atingir 20.000 a 50.000 apoiantes da marcha da paz e tornar-se numa oportunidade para a Fretilin “show force”, obrigando o Presidente da República a convocar eleições antecipadas para 2009.


Se a Marcha da Paz se transformar em marcha da Violência, significa que o objectivo da marcha não foi atingido. Cabe a Mari Alkatiri, honrar as suas palavras e resignar-se ao cargo secretário-geral da Fretilin.

Maputo, Fórum Haksesuk (FH)”

NOTA:

O UMALULIK soube também, de fonte muito segura, que Rogério Lobato se encontra em Portugal, bem próximo de Lisboa, desde o passado dia 5…

Anúncios

20 comentários

  1. ‘o umalulik’ ? o nome é que custa a dar não é?

    Gostar

  2. Pode explicar melhor?Não se entende a pergunta…

    Gostar

  3. Parabens, Uma Lulik pelo trabalho e dedicação…Mais uma vez parabens, em relação do artigo muito interessante para os leitores em geral e em particular par aos amantes da paz. Um abraço… FM

    Gostar

  4. E parabens tambem por manter tambem a possibilidade de os leitores fazerem comentarios agora que o TLN acabou por fechar completamente essa possibilidade.Agora que a Fretilin Maputo esta a planear fazer mais disparates em Timor a custa do povo ja nao interessa a esse satelite da Fretilin dar a oportunidade de lhes serem ditas mais algumas verdades.Hehehehe.

    Gostar

  5. Há uma série de jornalistas não habituais na questão de Timor-Leste que querem entrevistar Rogério Lobato. Qual a forma de se conseguir contactar a pessoa?

    Gostar

  6. Caro jornalista,o homem apesar de amnistiar pelo Presidente Ramos Horta, não significa que ele andar a fazer aquilo que ele quer, existe regras,de não pronunciar sobre determinada assunto. A sua libertação foi benefiado do loby do grupo F Maputo junto da S. E., PR para benefiar com indulto. Do ponto vista júridico,apenas conceder aqueles que cumpriram a mateda da pena, enqunto Rogeri Lobato, nem sequer cumprir como um dos criterios. O preço que ele irá pagar, não pronunciar, existe cumpromissos, primeiro com M Alkatiri,existem acordos secretos entre ambos, entre quais, R L ASUMIR todos os culpados da cris 2006,apesar de existir cumplices por parte do antigo PM. Segundo, com PR HORTA, existe outra compromisso,com chefe de estado,porqur uma das eigencia de HORTA,porque PR tambem cometeu grande erro… PARABENS UMA LULIK….FM

    Gostar

  7. A questão era e é, se há forma de contactar Rogério Lobato para ser entrevistado. Ou se, a exemplo de Eurico Guterres aquando de uma sua passagem por Portugal (em 2000?), trazido no maior secretismo e ao mais alto-nível, não será esta vinda de RL exactamente a mesma coisa. É sempre bom saber a opinião daqueles que estiveram envolvidos na crise de 2006. A questão era, parece-me simples, apesar da complexidade do assunto, apenas um contacto para se ouvir RL…

    Gostar

  8. A “deixa” sobre a estadia em Portugal de Rogerio Lobato foi dada pelo UMALULIK.Agora, cabe aos srs. jornalistas, eventualmente interessados em falar com a personagem em causa, fazerem algum trabalho de investigacao para o localizarem e chegarem a fala com ele…

    Gostar

  9. Vá lá, percebe-se que os jornalistas devem investigar para chegarem ao que pretendem… mas também se sabe que supostas investigações levadas a cabo por jornalista da praça deram num belo ramalhete de contrainformação. Como também se sabe. A máquina de propaganda da Fretilin está no terreno desde 2006, muito bem lançada e continuada e qualquer “investigação” que façam, os jornalistas, neste momento vão dar sempre aos mesmos locais, dos quais se está fartinho de saber o grau de manipulação… eles ficam baralhados, são humanos e têm tendência para desistirem.Há-os persistentes e na espectativa. Como aliás muito boa gente…

    Gostar

  10. Que tipo de jornalista que pretende entrevistar um dos responsavel pela crise de 2006? Parece me, aqueles jornalistas que fazer serviço em prol da probaganda da Fretilin e grupo de Maputo. Os jornalista também precisa de um esforço para saber,onde que ele hospedar,em casa de quem, fica até quando aqui em Portugal. Não vem cá procurar o contacto do homen neste espaço…Grato pela Uma Lulik,a noticias da presença do Rogerio Lobato em Lisboa,…Até proximo…

    Gostar

  11. “Enquanto a Fretilin e Mari Alkatiri, estiveram no poder, tinham capacidade para mobilizar os apoiantes em grande número. Agora, já não é assim tão fácil.”E se isso ficar confirmado com uma pequena participacao na marcha aposto que o Mari vai apressar-se a dizer que tera sido assim por causa das ameacas e intimidacoes do PM Xanana.Hehehe.Seria caricato porque se os timorenses nao tiveram medo de demonstrar contra os indonesios quando ate corriam o risco de serem massacrados seria dificil de acreditar que estariam agora todos medrosos das ‘intimidacoes’ de Xanana.

    Gostar

  12. O RL esta em portugal? sera que vai montar algo contra a proxima visita do PM XANANA? O Mari nao descansa enquanto nao liquidar o Xanana. E caso serio para meditar. O TLS fechou de vez as caixas dos comentarios, sabem porque? Porque nos artigos que lancham, chegaram as conclusoes que os comentaristas a favor do Xanana e do governo AMP eram em maior numero e isso aflijiu-os seriamente. Portanto Viva Xanana! Viva AMP! Viva a Democracia! Viva Uma Lulik!

    Gostar

  13. Caros redactores da UmaLulik, muitos parabéns pelos artigos aqui publicados. O que mais chamou a minha atenção foi o da vinda do Rogério Lobato para Portugal. Nao sei qual é o rebuliço atrás da vinda dele porque que eu saiba ele também tem família em Portugal e esta apenas de visita.Quanto ao paradeiro dele, nao é dificil adivinhar porque ele tem a tia, D. Ilda Lobato, que mora no cacém por isso ele deve estar lá.quero deixar aqui um conselho para as pessoas que fazem comentários: se nao sabem escrever correctamente Português, façam-no em tetum porque nao se admite pessoas que supostamente se licenciaram em Portugal a escrever num Português lamentável.

    Gostar

  14. Só um alerta para aos mais distraídos…O anónimo de OUTUBRO 09, 2008 2:33 PM vem aqui “aconselhar” as pessoas que não sabem escrever correctamente português a escreverem em tétum. E remata dizendo que não se admite tal coisa pois, “supostamente” são licenciados em Portugal. Haveria muito a dizer sobre aqueles que sabem escrever muito bem tétum. São aqueles que foram acarinhados, ajudados pelos seus professores em especial. Contam-se pelas mãos… os restantes é o que se sabe em relação ao apoio que esses mesmos professores deveriam ter dispensado e que não o fizeram. Escusam de chamar nomes aos timorenses, a grande culpa é portuguesa, neste caso.Eu aconselho a manterem a escrita em português seja bem ou mal escrito, não há problema algum! Nunca houve… deixem-os falar! O único problema que há é para aqueles que implementaram a mentira, a manipulação junto da opinião pública portuguesa e esses sabe-se perfeitamente quem são e até escrevem muito bem português (como se nota pelo comentarista anterior (sic)). São esses que pretendem que aqueles que escrevem mal português se auto-silenciem. Não lhes façam essa vontade.Cuidado meus caros, é exactamente isso que pretendem aqueles que querem silenciar opiniões contrárias à vergonha que é o blog TLN, Timor Online e os seus satélites… nasceu mais um o Timor Agora… Que expliquem eles porque razão desapareceram do TLN os links para as edições em tétum? Perguntar porque razão aniquilaram as caixas de comentários é desnecessário, percebe-se claramente.Portanto meus caros, continuem a escrever como muito bem entendam especialmente em português, mal escrito, venha ele! Não liguem a provocações pois os leitores que foram “bombardeados” durante estes dois últimos anos, foram-no em português, em mais de 90% pelo que será de todo conveniente que não se distraiam.A mudança para a escrita em tétum nos blogs e nos grupos por Timor é uma estratégia para que menos pessoas tenham acesso a informação pois está mais que evidente que a grande maioria não sabe tétum… não são timorenses, são portugueses preocupados com a situação de Timor-Leste. Não desprezando obviamente a importância da língua tetun e que ela deve ser desenvolvida, falada e escrita cada vez mais. Mas não é disso que agora se trata. E para mais, neste caso, o Umalulik não deve enveredar por essa via. Mas acaso venha o tétum, que venha ele dá é um trabalhão desnecessário… como se viu pela desistência (temporal?) do blog TLN em relação a essa vertente.A escrita em tétum acontece também numa série de grupos por Timor. Após terem vindo à praça pública uma série de nomes de pessoas supostamente (sic) conspiradoras em Timor-Leste e em Portugal também, a coisa mudou de sentido, querem desviar a atenção. Quem mais precisa de ser elucidado sobre a realidade timorense são os portugueses, os timorenses, esses, sabem perfeitamente o circo que se montou…Não lhes continuem a dar essa oportunidade!Por Timor-Leste Sempre!

    Gostar

  15. Nao vamos parar de escrever em Portugues. As verdades sao para toda a gente conhecer, seja em Tetum, Portugues ou Chines se soubessemos falar essa lingua.

    Gostar

  16. Lena, não falo de coisas sérias com anónimos mas desta vez abro excepção: “NOTA:O UMALULIK soube também, de fonte muito segura, que Rogério Lobato se encontra em Portugal, bem próximo de Lisboa, desde o passado dia 5…“O’o umalulik’??? volto a perguntar … a interrogar … “O UMALULIK soube também” … passou a organização? Deixou de facto de ser uma casa sagrada. Não sabia que se tornaram equipa de intervenção a esse nível.Cumprimentos,Moriae

    Gostar

  17. Digo adeus defenitivo ao TLN,porque o blog “UMA LULIK” e inspirador, respeita as regras democraticas e a livre expressao dos comentaristas, mas alto ai! nada de insultos porque a boa educacao e o lema principal deste maravilhoso blog. Parabens e longa vida a todos

    Gostar

  18. Tambem eu dei o adeus definitivo ao TLN. Uma coisa que achei interessante foi ver que agora que eles nao tem que sujeitar-se ao escrutinio direto dos comentaristas, os ‘fabricantes’ da propaganda Fretilinista voltaram a escrever com uma renovada energia para propalar as palermices Fretilinistas.Um desses propagandistas e’ a Filomena Almeida, mulher do antigo ministro de agricultura e ex-PM, Estanislau da Silva, que apareceu agora armada em constitucionalista de meia tigela a apregoar de novo aquela parvoice pegada da inconstitucionalidade do governo AMP.Pelos vistos a senhora nao aprendeu com o balde de agua fria que o filho, Sahe da Silva e o Jose teixeira, levaram na cara quando escreveram aquele patetico ‘parecer juridico’ a argumentar a mesma parvoice.Boa sorte para essa cambada de metecaptos.

    Gostar

  19. Cuitada da senhora Filomena que ainda nao viu o trambulhao que teve a sua querida Fretilin,do cimo do “FO’HO RAMELAU para a planice do CAMPO HALOR”. Pudia- nos explicar porque passou de 57% para 29%? Certamente que a resposta correcta seria… Por hoje e tudo e felicidades com a vossa dita marcha de paz

    Gostar

  20. kuitadu Senoura Pilomena agora mos dutora kontipusionalista ga? halo aan beik liu pali ami povu kiik. haree moe uituan ba.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: