20 de Agosto – DIA das FALINTIL

Excerto do discurso do Presidente da República, José Ramos-Horta, no 33º Aniversário da criação das FALINTIL

“Celebra-se hoje o trigésimo terceiro aniversário das Forças Armadas de Libertação de Timor-Leste, as FALINTIL, e, nesta data, não posso deixar de prestar a minha mais sentida homenagem aos homens e mulheres que, ao longo de 24 penosos anos, se bateram heroicamente pela libertação da Pátria.

Durante um quarto de século, a defesa de um Timor independente, livre e democrático, fez-se em três frentes: a diplomática, exercida principalmente junto das Nações Unidas as chancelarias de muitos países; a clandestina, protagonizada por aqueles que, residindo em solo pátrio e, na sua grande maioria, trabalhando junto da administração pública indonésia, puseram frequentemente em perigo as suas vidas, e as dos seus familiares, para poderem prestar o indispensável apoio àqueles que combatiam com armas; e a resistência armada, agrupada no seio das FALINTIL, que enfrentou uma guerra desigual, em meios humanos e materiais.

Todas as frentes desempenharam um papel crucial para a obtenção do sucesso que constituiu a independência nacional. O fracasso de qualquer uma delas teria representado a inviabilidade da libertação do povo timorense. No entanto, é justo reconhecê-lo, deve-se, em primeiro lugar, à luta armada, a circunstância de hoje podermos estar todos aqui, livremente, a comemorar esta data histórica da Nação de Timor-Leste.

…/…

A Xanana Gusmão se deve a despartidarização das FALINTIL em 1986, acto com grande alcance e visão de Estado, que iniciou a cultura democrática da subordinação das Forcas Armadas ao poder civil eleito.

…/…

Para terminar, deixo o meu sincero reconhecimento a todos os veteranos das FALINTIL aqui presentes, bem como a todos quantos, por limitações diversas, não se puderam deslocar a esta parada, por tudo quanto fizeram pela nossa Pátria.
Sem o vosso sacrifício de anos vividos nos mais inóspitos locais, a independência jamais teria sido conquistada.

Todos nós, bem como as gerações vindouras, estaremos eternamente gratos e em permanente dívida para com o vosso nobre gesto.

Muito obrigado.”

Honra e Glória aos homens e mulheres que heroicamente lutaram sob a bandeira das Falintil !

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: