Governo liderado por Xanana Gusmão completa 1º ano de mandato

O IV Governo Constitucional de Timor-Leste, resultante da aliança AMP, assinala hoje o seu 1º aniversário!

Este Governo não teve um primeiro ano fácil.

Para além de ter de lidar com duas questões bem difíceis – 100.000 deslocados internos e o “caso dos peticionários”, o próprio Chefe do Governo, Xanana Gusmão e o PR Ramos-Horta, foram alvo de atentados, cujas consequências, felizmente, foram ultrapassadas com sucesso.

Este Governo foi capaz de dar resposta às várias e difíceis situações que teve de enfrentar, e a situação político social melhorou significatibvamente.

A população de Timor, apesar de ainda enfrentar grandes dificuldades económicas e sociais, sente-se mais segura e com esperança no futuro.

Foi neste primeiro ano de governação que se lançaram as bases para reforma administrativa, que se impunha e se lançaram as bases necessárias para o arranque de grandes projectos, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento económico.

Foi um ano para “arrumar a casa”, como se usa dizer.

O problema dos IDP e o dos peticionários estão na fase final da sua resolução.Os Veteranos e as Vítimas da Luta, viram, finalmente, o seu sacrifício e entrega publicamente reconhecidos e recompensados, com a justa atribuição de subsídios e “indemnizações”.

As instituições de Defesa (F-FDTL) e de Policiamento (PNTL) “reconciliaram-se” e trabalham de forma unida e concertada para a manutenção da estabilidade social. Exemplo claro dessa unidade foi o sucesso da “Operação Halibur” criada para a captura dos responsáveis pelos atentados de 11 de Fevereiro.

As ruas da capital estão mais limpas e seguras, as pessoas mais confiantes!

Mas, o Governo da AMP tem ainda muito trabalho pela frente, e certamente não irá baixar os braços perante os enormes desafios que o futuro lhe reserva.

Feliz Aniversário e um 2º Ano de mandato repleto de sucessos!

Anúncios

5 comentários

  1. Parabens e muito sucesso ao IV Governo Constitucional da AMP.

    Gostar

  2. Feliz aniversário!!!E cito Fernando Lasama : ““Não há meios para eleições antecipadas e a situação está na boa direcção. O povo sabe que as eleições gerais serão para 2012”.”O contexto é uma ‘notícia’ onde aparecem as palavrinhas raivosas do Santo Malkatiri. Cambada de mafiosos …Viva Timor-Leste!!! Viva Xanana e os Timorenses e já agora toda a gente de bem…Abraço, Lena!

    Gostar

  3. Esqueci-me de fornecer a ‘fonte’… Ei-la: “Instabilidade e corrupção marcam aniversário do Governo” ( http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=54&ContentId=256193)Lindo título …. nada faccioso …. Estes jornalistas kldshlkdhfd ….

    Gostar

  4. Querem sensasionalizar as coisas quando a realidade no terreno e’ uma de continuada paz e serenidade, os problemas os campos de deslocados vao fechando uns atras dos outros, o povo vai ganhando cada vez mais confianca no governo e nas instituicoes de seguranca, …Mas compreende-se que para alguns seja contraproducente para os seus interesses, sejam quais forem, de reconhecer essa realidade optando por tentar pintar uma cenario bem mais negro e longe da realidade timorense.Nao faz mal. Os caes ladram e a caravana passa.

    Gostar

  5. Sem dúvida!!!E só me resta desejar um excelente dia em Timor!Abraço da amiga M.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: